Elementos

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O primeiro testemunho do nosso Cabo



Habituado desde pequeno neste ambiente de festa com toda a minha família em meu tempo e idade comecei a pensar que um dia poderia ser como todos aqueles que eu venerava esses que nas corridas eu ansiava ver OS FORCADOS muitos conhecidos alguns até da família e eu sempre que podia lá estava a ver aquela que eu achava uma força da natureza que era PEGAR UM TOURO. Sabia que em tempos em Beja teria existido um Grupo Forcados. Para mim era uma história antiga do tempo do meu pai.

Assim, eu e alguns amigos fizemos a trouxa e fomos direitos a Moura e ao seu Real Grupo de Forcados Amadores onde fomos recebidos com respeito e tratados como irmãos. Jamais os esqueceremos. Com generosidade, ensinaram-me a pegar touros. Com alegria aprendi o verdadeiro sentido da camaradagem fraterna e leal, criei amigos para sempre. Nunca lhes conseguirei agradecer o suficiente. No momento em que, nos touros, um novo rumo é dado à minha vida, o meu primeiro pensamento vai para eles.

Mas Beja é a minha terra e a moda diz que “a minha terra é linda …”. Já houve nesta cidade vários grupos de forcados mas estes sofreram sempre a forte atracção dos grupos de Santarém, Montemor e Évora, por lá dispersando os seus melhores elementos. Até que em 1975, cinco anos antes de eu nascer, pela mão do cabo João Caixinha, foi criado o Grupo de Forcados Amadores de Beja, cuja herança assumimos e prometemos tudo fazer para respeitar o património exemplar que agora recebemos.

Refazer este grupo é um sonho. Mas é um sonho bonito. A receita é conhecida: humildade, dedicação, amizade. Os nossos companheiros são sempre mais importantes que nós próprios e isto não se pode aprender, tem que se sentir. Depois vem o mais fácil, saber estar dentro duma praça e descobrir com coragem a alegria de pegar um touro.

Só pode estar com o grupo quem tem prazer em cá estar. É melhor avisar desde já que nem sempre vai ser fácil mas garanto-vos a melhor recompensa do mundo: uma família de amigos e, às vezes, aplausos na volta à arena.

Finalmente obrigado a todos os que nos estão a apadrinhar nesta tarefa. Não vos iremos decepcionar. Vamos ser um grupo de forcados em Beja e ambicionamos ter um lugar de referência na tauromaquia portuguesa. Vamos ser, outra vez, o Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Boa sorte a todos e que Deus nos acompanhe.
Manuel Almodôvar





Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

Sem comentários: