Elementos

domingo, 22 de agosto de 2010

Corrida do Campo Pequeno - por Joaquim Estevens

Estreia do GFAB no Campo Pequeno
Sendo a Monumental do Campo Pequeno, catedral e praça maior do toureio nacional, sonho e aspiração de todos os toureiros, prémio e distinção para ganadeiros, é romagem quase mítica para qualquer aficionado, tal o simbolismo que encerra. Assim sendo, muitos foram os aficionados e amigos do Grupo de Forcados Amadores de Beja, que ontem 19 de Agosto, não quiseram perder a oportunidade de assistir aquela que foi a primeira corrida do grupo, na principal arena do nosso país.
Lidou-se um curro de toiros, com quatro anos, bem rematados de peso e apresentação, da conceituada ganadaria de Manuel Assunção Coimbra, que recorde-se, venceu em 2009 o Galardão Campo Pequeno “Melhor Toiro” e apresentaram-se em praça os cavaleiros Sónia Matias, António Brito Paes, Paulo Jorge Santos, Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto e o venezuelano José Luís Rodriguez que tomou a alternativa. Em concurso de pegas, alternaram os Grupos de Forcados de Mazatlan (México), de Alter do Chão e de Beja.
Com público a acorrer em bom número, lotando seguramente, três quartos da casa, após as cortesias iniciou-se o espectáculo com o ritual de cumprimentos ao examinando. Nota alta para as actuações de Sónia Matias, António Brito Paes e para o descendente da dinastia Telles, os quais, bregando e toureando cada qual ao seu jeito e maneira, facilmente chegaram e transmitiram emoção às bancadas.
Como é nosso hábito, não nos detemos com muito detalhe em análises ou comentários às actuações dos cavaleiros ou às prestações dos outros grupos de forcados, deixando essa função a melhores conhecedores dessas artes: Cingimo-nos, isso sim e com todo o gosto, a relatar desinteressada e despretensiosamente e segundo a nossa visão, o desempenho do Grupo de Forcados Amadores de Beja, que gostosamente, acompanhamos desde o seu inicio.
Estamos em crer que a responsabilidade, algum nervosismo e bem assim uma grande vontade de fazer boa figura, condicionaram aquilo que podia ter sido uma corrida auspiciosa para o Grupo de Beja, não fossem algumas deficiências e desatenções verificadas, mas que certamente serão corrigidas no futuro, partindo do sacro santo princípio de que errando também se aprende.
O terceiro Coimbra, com 520 Kgs. pareceu ser o toiro mais fácil da corrida, no entanto, à cara, o forcado Ricardo Soares não se entendeu com o seu oponente, que estando aceitável à primeira tentativa, é de esquecer a segunda, tendo concretizado à terceira com recurso a ajudas bastante carregadas. Ao sexto e último da noite, foi o valoroso forcado José Miguel Falcão a quem carinhosamente chamamos Fázinha; Pelas duas vezes foi e esteve com notável talento à frente do toiro, e não tivesse sido por manifesta ineficácia das ajudas, teria arrebatado (em nosso modesto entender) o prémio para a melhor pega, tal a sua garra e aprumo na cabeça do toiro que derrotava alto, despejando-o violentamente á segunda tentativa. Manifestou o grupo neste particular, alguma desconcentração, cabendo ao forcado Hugo Santana a função de dobrar o seu colega que havia rumado à enfermaria. Tarefa cumprida e concretizada de imediato e com valentia, com todo o grupo a procurar redimir-se do fraco desempenho anterior. A rabejar, sempre, José Maria Brito Paes cumpriu com exuberância e estilo.
A estreia na Monumental do Campo Pequeno, não foi coroada daquele êxito e glória que todos desejaríamos, mas seguramente, também não foi um desastre ou prestação que faça o grupo corar de vergonha, entre os seus pares, antes pelo contrário; Os problemas que surgiram, foram resolvidos com humildade, dedicação e valentia e como se canta no memorável e inesquecível fado dos Saltimbancos, os toiros não saíram por pegar!
Sendo que outras corridas se avizinham, temos a absoluta certeza de que irá imperar a habitual entre ajuda entre todos os elementos do Grupo, de forma a levar de vencida com toda a dignidade os próximos embates. Não podendo terminar este apontamento, com o tradicional “Parabéns ao Grupo de Beja”, dizemos com toda a nossa confiança e convicção FORÇA GRUPO de BEJA!
Para Santana da Serra e para todas as que se seguirem……. Sorte Moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 20.08.2010

Sem comentários: