Elementos

domingo, 22 de agosto de 2010

Corrida de Santana da Serra - por Joaquim Estevens

Festas de Santana da Serra – Corrida de Toiros – 20.Agosto.2010
Santana da Serra é freguesia do concelho de Ourique que delimita a nossa provincia daquele que foi em tempo, o reino dos Algarves. Localidade berço, entre outras, de famílias queridas e veneradas, não só da região, como tambem de projecção nacional; Permitam-nos que lembremos aqui, o malogrado politico Dr. Amaro da Costa e o saudoso Dr. António Semedo, distinto médico, autarca e alentejano do mais fino trato, pai do cavaleiro tauromáquico Tito Semedo. Feliz da terra que recorda e guarda bem viva a memória dos seus saudosos filhos!
Felizmente há praças desmontáveis; assim, a festa de toiros como importante manifestação da cultura e tradição portuguesa, vai chegando e fazendo parte de cada vez maior número de festejos populares; assim o foi em Santana da Serra, na Sexta Feira passada, às vinte e duas horas, onde acorreu um publico cioso de ver toiros e amante da festa brava.
Compunham o cartel os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol, Tito Semedo e Filipe Gonçalves, para enfrentar um curro de toiros António Charrua; as pegas a cargo de dois grupos: Cascais e Beja. Comprendendo as dificuldades com que por vezes se debatem as organizações responsáveis por estes eventos, não podemos deixar de registar a dificiente iluminação da arena, e bem assim a inexistência de um serviço sonoro; cremos que estes dois requesitos são de capital importância, o primeiro para os artistas e o segundo para os aficionados, que gostam de saber, para além do nome dos toureiros, idades e pesos dos animais em lide.
Os Charrua não criaram problemas, pelo que os cavaleiros se empregaram nas suas lides habituais: Luis Rouxinol, com o seu característico estilo, levou a alegria às bancadas: Tito Semedo, na sua terra natal, não defraudou as espectativas dos seus conterrâneos, toureando ao som da musica e recebendo calorosos aplausos e Filipe Gonçalves apresentou o seu costumado estilo de alegria e juventude. Todos os cavaleiros deram no final das respectivas lides, volta à arena, recebendo palmas do publico e ouvindo a música da circunstância.
Após uma noite dura no Campo Pequeno, à qual já nos referimos em apontamento anterior, apresentou-se o Grupo de Forcados Amadores de Beja, nesta praça, cheio de vontade e confiança, dando mostras de não se ter deixado vencer pelo desânimo e disposto a defender os seus pregaminhos com arte e vigôr.
Ao experiente João Fialho, coube a tarefa de pegar o segundo da noite, função que cumpriu com saber e talento: Nesta pega, mensão especial para os forcados Luis Picanço na primeira ajuda e bem assim para Márcio Lança que se destacou com uma boa segunda ajuda, a entrar no momento oportuno. Miguel Nuno Sampaio, rabejou como habitualmente, com técnica e segurança.
Guilherme Santos que recentemente em Monte Gordo havia tido uma boa prestação, não conseguiu desta feita, igual desempenho, muito embora tenha estado à frente do toiro com muito à vontade, não conseguiu, por manifesta inoperância das ajudas concretizar qualquer das suas primeiras tentativas, vindo a fazê-lo à quarta tentativa, com todo o grupo a actuar em posição de recurso, isto é, ajudas a carregar logo após a reunião do toiro com o forcado da cara.
Ao último da noite foi Francisco Santos, irmão de Guilherme e igualmente principiante na arte de pegar toiros; podemos dizer que se estreou da melhor forma, concretizando à primeira tentativa, realizou um pega vistosa, na qual se destacou o João Graça a dar uma primeira de bom nivel, com as segundas de Luis Picanço e Mauro Lança a entrar no momento devido. Uma vez mais, Miguel Nuno, cumpriu com eficiência a imobilização do toiro, rabejando brilhantemente.
Terminada a corrida, o ambiente era de alegria e satisfação, ao qual, obviamente nos associámos: Parabéns ao Grupo de Beja, que certamente irá com toda a nobreza e dedicação defender uma vez mais, a sua jaqueta, na XVI Grande Corrida de Toiros Fatacil em Lagoa no próximo dia 27 de Agosto, na qual se lidarão toiros de Herdeiros de Varela Crujo.
Como sempre: Para Lagoa e até lá ..... Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens 22.08.2010

Sem comentários: