Elementos

sábado, 14 de agosto de 2010

Cabeça Gorda - por Joaquim Estevens

Corrida de Toiros em Cabeça Gorda – Festas de São Luís 2010.
Cabeça Gorda, pitoresca aldeia e freguesia do concelho de Beja, cujo nome se perde na voragem dos tempos, desconhecendo-se até hoje a sua verdadeira origem, celebra por meados de Agosto as festas em honra do seu padroeiro, São Luís. O visitante que chega pela estrada principal tem a aguardá-lo uma extensa e linda avenida, legado dum benemérito que por lá passou no inicio do século XX e que lhe deu o nome, Alonso Gomes. É hoje, quase um dormitório da cidade Pax Júlia, mas outrora, foi terra de carvoeiros, maiorais e manajeiros, almocreves, abegões e sapateiros, profissões que agora povoam o imaginário dos mais jovens.
Como já várias vezes temos referido, a Festa de Toiros, faz por todo o lado, parte integrante dos variados programas festivos, tal o seu cariz e aceitação popular: Bem-haja, as autarquias e comissões de festas que, muitas vezes, remando contra ventos e marés, levam a efeito e promovem esta tão nobre manifestação da cultura portuguesa.
Pela desmontável de Cabeça Gorda, passaram os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Marcos Bastinhas que lidaram toiros da ganadaria espanhola de Sanches Urbina, rematados de peso q.b. com córneas aceitáveis, denotando por vezes alguma falta de bravura e nobreza, com excepção para o último da noite, que deu ao jovem Bastinhas a possibilidade, aproveitada, de uma boa lide.
Se é certo que a festa de toiros é todo um conjunto e toda uma envolvência de beleza e arte, de arrojo e valentia, de sentimentos e emoções, o forcado corporiza tudo o que de mais genuíno existe no espectáculo, emprestando-lhe um misto de alegria e sobriedade. Na corrida em apontamento, o Grupo de Forcados Amadores de Beja actuou em disputa da melhor pega com os forcados de Cascais.
O forcado Francisco Sampaio, não obstante ser debutante nestas andanças, esteve bem: Para quem se estreia e muito embora tenha concretizado à segunda tentativa, mostrou em ambas as vezes, muita vontade e talento, deixando desde já, antever um futuro promissor. Ao quarto da noite, foi Mauro Lança, que igualmente consumou à segunda tentativa, observando-se aqui ligeiras deficiências do grupo a ajudar; de qualquer forma nota positiva para o conjunto, que certamente conseguirá no futuro corrigir-se e aperfeiçoar-se. Fechou-se a corrida com a actuação do Grupo de Beja, sendo que o forcado Miguel Nuno Sampaio se encarregou de concretizar aquela que viria a ser a pega da noite: Citando com alegria, recuou com técnica e saber, fechando-se experientemente, viajou na cabeça do toiro aguentando vistosamente os seus derrotes. Registo especial, para uma primeira ajuda dada com vigor e ao piton que obrigou o toiro a baixar a cabeça, pelo António Merino. Sem entrar em detalhes neste ou naquele toiro, nota alta , entre outros, para as ajudas do António Merino e Luís Picanço. Bom e eficiente a rabejar, José Maria Brito Paes, confirmou aquilo que já desde há tempo vem mostrando. Actuação global muito positiva do grupo, que primou pela apresentação de gente nova desejosa
É salutar, motivador e encorajante, constatar mais esta boa prestação do Grupo, porquanto vinha de uma semana muito dura com doze toiros pegados em solitário. PARABENS: Pensamos que há grupo e seguindo com a humildade e dedicação, como até aqui, estamos convictos e assim o desejamos, continuará a sempre a superar-se, por mais dificeis que sejam os seus opositores.
No próximo dia 19, terá lugar o evento que qualquer amante da festa brava venera e ambiciona: Actuar no Campo Pequeno, qual Catedral do Toureio Nacional. Deseja-se que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, rubrique ai uma exibição de alto nivel.
Até lá e para lá ...... sorte moços
Um abraço do Joaquim Estevens 2010.08.14

Sem comentários: