Elementos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Monte Gordo e Beja

Fim-de-semana Taurino: Monte Gordo e Beja. 6 E 7 de Agosto 2011.

Se para alguns o mês de Agosto é tempo de férias, descanso e lazer, para o Grupo de Forcados Amadores de Beja é ocasião para satisfazer compromissos e responsabilidades, calcorreando estradas e pisando as mais variadas arenas por dedicação e amor à arte de pegar toiros; ainda que em dias seguidos, tal situação não amedronta nem atemoriza aqueles que um dia decidiram envergar a jaqueta das ramagens. Assim, no passado Sábado, dia 6, repartindo cartaz com o Real Grupo de Forcados de Moura e o grupo de Forcados de Turlock (Califórnia) os rapazes de Beja, comandados por Manuel Almodôvar apresentaram-se na desmontável de Monte Gordo, excelente e muito procurada estância algarvia de veraneio. Com a praça esgotada, actuaram os cavaleiros de alternativa, João Moura e Rui Fernandes e o cavaleiro praticante Mateus Prieto, perante toiros das ganadarias Passanha e Inácio Ramos, os quais com apresentação e peso cumpriram de forma aceitável.
Coube a Miguel Nuno Sampaio a primeira prestação do Grupo de Beja: Bem ajudado pelo seu primo Álvaro Sampaio, executou à primeira tentativa uma vistosa pega, na qual o Luís Eugénio e o Augusto Silva se empregaram bem a dar segundas; José Maria Brito Paes, rabejou garbosamente com eficiência. O último da noite, com cerca de 500 kg, de 2008 e da ganadaria de Inácio Ramos, manifestando fraca investida, apresentando córnea fechada, lidado pelo jovem praticante Mateus Prieto foi destinado a José Miguel Falcão, o nosso sempre alegre e bem-disposto “Fázinha”. Actuando na sua terra, não logrou como seria seu desejo, consumar à primeira, vindo a consegui-lo de forma correcta no segundo intento. Em nossa modesta opinião, duas razões podem ter contribuído para este desfecho: A forma física do forcado, ainda a ressentir-se de alguma mazela da corrida de Entradas e o piso da arena, bastante pesado, o qual bastante dificultou a conveniente desenvoltura de todos os intervenientes ao longo da corrida. José Miguel Falcão, na segunda tentativa corrigiu a postura, estando correcto e preciso no momento da reunião, com todo o grupo a fechar-se e a resolver com técnica.
Como se diz em gíria, esta vinha estava vindimada e nós acrescentamos: vindimada de forma muito razoável e estimulante para o dia seguinte, já que na centenária praça da nossa cidade, o grupo iria enfrentar com responsabilidades acrescidas, um curro de Varela Crujo. Dizemos responsabilidades acrescidas por ser sempre importante actuar na nossa terra e desta feita, ombreando com um grupo da primeira linha da forcadagem nacional e com inúmeros créditos firmados: O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.
Confessamos que já tínhamos saudades de ver o redondel da Varela Crujo com a moldura humana que apresentou na noite de Domingo, dia 7: Sem querer, vieram-nos à memória tempos de outrora, em que nem a elevada canícula afastava o público da sua praça lotando-a quase sempre por completo, fazendo da Corrida do dia 10 de Agosto, um dia histórico com glórias e êxitos que algumas placas de mármore teimosamente imortalizam no seu pátio de quadrilhas.
Fez-se anunciar um cartaz, em nosso entender, bem rematado e que a aficion de Beja justamente merecia e há muito reclamava. Como atrás referimos, o público lotava muito seguramente, mais de três quartos da praça, situação que já fazia parte das nossas memórias, sinal, que desta vez não se sentiu traído e desconsiderado.
Os cavaleiros Luís Rouxinol, Victor Ribeiro, Sónia Matias, António Brito Paes, Duarte Pinto e Tiago Carreiras, à hora indicada e ao som da música da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, entraram em Praça acompanhados das respectivas quadrilhas. Pelos forcados, os Grupos Amadores de Alcochete e Beja assumiram a tarefa das pegas a um curro de toiros de 2007, com peso e que cedo evidenciou comportamentos complicados. Nesta noite de Agosto, os ventos não sopraram de feição para o grupo visitante, muito embora seja de reconhecer e realçar o elevado valor, valentia, técnica e saber, demonstrados pelo cabo Vasco Pinto e alguns dos seus comandados.
Para os Amadores de Beja, a noite começaria com uma extraordinária pega executada de pronto por um forcado a quem as coisas nem sempre têm corrido bem, porém, desta vez, Ricardo Soares com um grande coração e uma alma desejosa de brilhar, consumou na perfeição: Viajou com galhardia na cabeça do toiro, com as ajudas a entrar em tempo oportuno; Álvaro Sampaio em primeira, Mauro Lança e Augusto Silva nas segundas, ajudaram com excelente eficiência. O quarto da noite, com 495 kg., que cedo se manifestou falso e com investidas a condizer, foi lidado pelo cavaleiro António Maria Brito Paes que não obstante alguns toques na montada, conseguiu sacar na parte final da lide, uma faena agradável, que o público generosamente aplaudiu. Para a pega foi mandado o forcado Hugo Santana, que com grande força de braços e valentia se aguentou na cabeça do toiro, o qual, ao sentir o peso do forcado fugiu ao grupo: Determinante a entrada pronta e em muito bom tempo do rabejador José Maria Brito Paes, que de forma tecnicamente perfeita, quebrou o ímpeto do animal, permitindo às ajudas completar e fechar a pega com inteiro e vibrante sucesso. Como sói dizer-se, não há bela sem senão: Teria ficado no memorial do Grupo, se o forcado Ricardo Castilho tivesse conseguido consumar à primeira tentativa a pega do último da noite, o qual, tal como os seus irmãos não primou pela nobreza e bravura, não permitindo ao cavaleiro Tiago Carreiras uma lide brilhante. Na pega, manifestou-se igualmente falso, não tendo Ricardo Castilho conseguido à primeira e na segunda tentativa, investiu humilhado para o forcado, retirando a cabeça desajeitadamente despejou todo o grupo por terra, como que em pronuncio do que se seguiria: Aprontando-se o forcado e o grupo para tentar executar a pega à terceira tentativa, o toiro caiu na praça, renunciando à luta e morrendo de seguida.
É importante e justo dizer que os forcados da cara do G.F.A.B., tiveram nesta corrida, cada um de per si, gestos muito nobres e que em muito dignificam e honram a sua jaqueta, ao brindarem e dedicarem as suas actuações a pessoas a quem o grupo muito deve: Estamos a referir-nos à Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, Sr. Dr. António Almodôvar e ao antigo forcado do grupo, Dr. Luís Miguel Nunes Ribeiro. Parabéns ao Ricardo Soares, ao Hugo Santana e ao Ricardo Castilho pelo gesto e sentimento demonstrado e que muito os dignifica.
É da mais elementar justiça, deixar aqui um registo de apreço, pela forma amiga, hospitaleira, generosa e fraterna como o Grupo de Forcados Amadores de Beja e seus acompanhantes sempre são recebidos nos momentos que antecedem as fardações. É de todos conhecida a hospitalidade, carinho, amizade e dedicação que a Exma. Senhora D. Maria de Fátima Brito Paes, nos têm dispensado. Pensamos que é incomensurável a nossa divida de gratidão para com tão nobre e distinta Senhora: Daqui lhe endereçamos, respeitosamente o nosso cumprimento e sinceros votos de rápido restabelecimento.
Bom, o apontamento já vai longo e nem todos estarão de férias ou com tempo para ler as nossas escrevinhações e porque como se disse no princípio, o mês de Agosto é farto em eventos taurinos para o Grupo de Beja, assim sendo, queremos estar convosco a 12 na Cabeça Gorda para vos ajudar a enfrentar os Passanhas.

Até lá e para lá …….. Sorte Moços

Um abraço do Joaquim Estevens 08.08.2011

1 comentário:

Lena Cavaco disse...

Parabéns ao Grupo pelas duas actuações deste fim de semana, souberam estar à altura. O Grupo não se deixou intimidar pela responsabilidade de actuar com um dos melhores grupos da actualidade proporcionando aos aficionados bejenses uma excelente actuação na praça da sua terra. Actuações como esta contribuem para que a aficion de Beja se una em torno do Grupo como acontece noutras cidades do nosso país cujas gentes se habituaram a acompanhar e a partilhar os triunfos do grupo da sua cidade. A pouco e pouco aficionados que estavam afastados da praça de Beja têm marcado presença para ver o GFABeja.
Parabéns ao Manel e a todos os elementos do grupo que têm contribuído para voltar a inscrever o nome de Beja no panorama taurino.

Um beijo

Lena Cavaco