Elementos

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Crónica da Corrida de Entrdas

Entradas, 25 de Julho de 2008.

Entradas é uma freguesia importante do concelho de Castro Verde que demarca o mesmo e o de Beja, tal como o de Aljustrel. Esta simpática vila que já foi sede de concelho (1836) e que ostenta um interessante património religioso (Igreja Matriz do século XVIII, Igreja da Misericórdia do século XV e a não menos importante Capela da Senhora da Esperança do século XVI) é marco importante no património natural, já que, nos campos e áreas circundantes, se encontram várias espécies avícolas, sob o regime de protecção ambiental, como é o caso da abetarda, ave estepária que tem nestas zonas o seu habitat natural. A designação de Entradas, não está claramente definida: Se para uns significa a entrada de D. Afonso Henriques no reino dos Mouros (para a Batalha de Ourique), para outros (e nós estamos nessa) significa a saída das terras de barro para a entrada no “ Campo Branco”: terra de boas pastagens, destino dos grandes rebanhos de ovelhas, que nos séculos (de que há escritos, “transumancia”) XV e XVI, demandavam as zonas de Entradas, Castro Verde e Ourique, oriundos das zonas mais frias e inóspitas do país (Serra da Estrela e outras). Depois deste pequeno intróito “histórico-cultural” (perdoar-nos-ão a imodéstia), vamos lá então falar do e sobre o tema a que gostosamente estamos devotados: As corridas de toiros onde o nosso Grupo está presente! Desta vez, Entradas!
Corrida anunciada (e realizada) com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Rui Fernandes, para lidar um curro da ganadaria São Martinho. Para a função Homem/Toiro, perfilaram-se três grupos: São Mansos, Cuba e Beja.
Conforme já anteriormente temos referido e sem querer analisar a prestação particular dos intervenientes, ousamos dizer: O cavaleiro de Elvas, não esteve no seu melhor, já que os animais que lhe tocaram em sorte, não lhe permitiram uma actuação como lhe é peculiar: no entanto, não desmereceu alguns aplausos do público. Tito Semedo (praticamente na sua terra), cravou ferros de bom nível, quer no 2º quer no 5º da noite: . No intervalo da corrida, a organização, homenageou o cavaleiro de Santana da Serra, pelos seus 15 anos de alternativa. O público brindou o homenageado com fortes aplausos. Rui Fernandes, toureou e encantou: Com a sua alegre forma de bregar e citar, esteve bem a cravar e a rematar, pelo que o publico foi demonstrando ao longo das lides grande satisfação e alegria, remetendo-lhe inúmeros aplausos, tanto nas lides, como também nos passeios de agradecimento!
Se na semana passada, nos havíamos deparado com toiros da ganadaria Santiago, esta semana e nesta corrida, das Festas em honra de Santiago, padroeiro de Entradas, os toiros lidados, foram da Ganadaria de São Martinho: É caso para dizer: andamos com os Apóstolos e enquanto andarmos com Eles, andamos bem, cumprindo e sem problemas de maior. Neste particular e para pegar o terceiro da noite, um toiro de quatro anos com cerca de quinhentos quilos, saltou à arena o promissor (como já temos dito) João Fialho: Pegou à segunda tentativa, com muito brio e garra, um toiro que inicialmente se defendeu e procurou o forcado não permitindo que este se fechasse e consumasse a pega. O João Fialho esteve sempre bem na cara do toiro, com o grupo a ajudar à “maneira”: Destaque especial para o primeiro ajuda Jeremias Lencastre, que uma vez mais, evidenciou experiência!
E para o último da noite (na qual, igualmente, não faltaram emoções fortes e nós que o digamos), Ricardo Castilho foi o forcado nomeado: Uma vez mais, tal como em Vila Nova, o forcado esteve bem. Se em Vila Nova, não obstante a sua “galhardia” não conseguiu concretizar a pega, em Entradas, consegui-o à terceira tentativa: Feito que realizou com muita arte e emoção, perante um toiro que desde inicio revelou alguns problemas quer ao capote, quer ao cavalo: A ajudar, o grupo esteve em pleno com o Rui Saturnino a rubricar uma excelente e notória actuação. O cabo Manuel Almodôvar, demonstrou e deu uma confiança extrema no Ricardo Castilho, o qual, estamos em crer, tem garra de forcado e terá que estar preparado para outras chamadas: Daqui lhe dizemos, com toda a esperança e grande
Amizade …. Sorte… Moço!

E a “croniqueta” já vai longa…. A corrida esteve no seu global em bom nível:
Sem esquecer ou menosprezar o Grupo de São Mancos, uma palavra de apreço, estimulo e carinho para com o “ Grupo da Cuba”: Uma vez mais, o seu cabo José Horta, esteve à altura, mostrando e demonstrando as suas capacidades.
E parabéns à organização (Rádio Castrense), a qual, temos constatado, não se tem poupado a esforços no sentido de melhorar o evento, este na sua nona edição, pelo que é já uma referência reconhecida e aceite no calendário taurino do Baixo Alentejo: Bem haja e que continue!

Depois dos Santiago em Vila Nova, dos São Martinho em Entradas, esperam-nos no dia de São Lourenço, em Beja (9/Agosto) outros que não devemos classificar antecipadamente: Os Cunhal Patrício! Lá estaremos …… O grupo há-de saber estar e não desmerecer a confiança que os amigos e a aficion lhe vão dedicando!

Sorte moços ……. Um abraço do
Joaquim Estevens
27.07.2008


Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

1 comentário:

Anónimo disse...

Ser Forcado

forcado ,arte só portuguesa

que homem,que valentia

Na arena,ai que beleza!



Que pega,que galhardia,que bem brincas com o perigo

Na praça chamas a morte,

mas pensas,Deus está comigo

e sentes-te ainda mais forte



Quando saltas á praça dando ao toiro a vantagem

mãos á anca,

tanta graça

Ai que homem que coragem!



Ao toiro gritas bem alto,

aos sentidos estás atento,

lá vais ,marcas o salto

e sai bem a teu contento!



A nossa raça portuguesa

Tem força e muito valor

O nosso forcado é proeza

E tem pela arte amor!


Parabéns ao Grupo de Beja