Elementos

domingo, 6 de julho de 2008

Crónica da Corrida de Albufeira

Diz-se: O homem sonha, Deus quer e a obra nasce ! Neste particular, poder-se-à dizer:
Um grupo de rapazes sonha, Deus há-de querer e a obra há-de nascer ! É assim que o
Grupo de Forcados Amadores de Beja, vai dando os seus primeiros passos à frente dos toiros, aproveitando e gerindo todas as oportunidades que se lhe deparam.
No passado dia 4 de Julho, pelas 22 Horas, o Grupo, apresentou-se uma vez mais na Praça de Toiros de Albufeira, com a incumbência de pegar dois novilhos (bem apresentados) que foram lidados pelos cavaleiros Tiago Lucas e Alda Maria.
De forma esclarecida, o cabo Manuel Almodôvar, aproveitou este evento, para rodar, e
familiarizar com o público e com a arena, alguns forcados mais jovens ou menos experientes: É justo dize-lo, que se saiu bem, tendo mostrado que conhece os forcados que capitaneia e sabe adequá-los aos toiros que lhe vão saindo e que futuramente lhe hão-de tocar em sorte. Assim, a tarefa de pegar o primeiro da noite, coube ao forcado
Luís Picanço, que executou a mesma à primeira tentativa de forma alegre e vistosa. O forcado Miguel Nuno Sampaio, esteve à altura: Bem na cara do novilho, bem a citar e a fechar-se com técnica. Sem querer valorizar muito para não envaidecer, quer-nos parecer que estamos em presença de um forcado que pode ir muito longe, já que nos tem mostrado elevado potencial, sempre que é chamado à função ! Nota muito positiva para Álvaro Sampaio, que, como primeiro ajuda esteve bem, no local e momentos exactos em qualquer dos novilhos. A rabejar, esteve o forcado Ruben Baião, que não tendo estado mal de todo, podia ter feito melhor, como já algumas vezes lhe temos visto. Tendo em atenção as características do espectáculo e as intenções do cabo, a prestação do Grupo de Forcados Amadores de Beja foi nesta noite, aceitável.
Porque todos tem plena consciência das responsabilidades que lhe vão sendo atribuídas , com a aceitação de corridas, nas quais, é esperado mais peso, mais bravura e todas as dificuldades inerentes à festa, o Grupo, deslocou-se no Sabádo, dia 5 de Julho, ao Monte Velho, onde pastam as rezes da Ganadaria Brito Paes. Com a presença da anfitriã e madrinha do Grupo, Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, realizou-se um bom treino, no qual, foram testadas e ensaiadas algumas sortes. Pelos compromissos que o Grupo tem assumido para as corridas mais próximas, nas praças de Vidigueira, Vila Nova da Baronia, Entradas e Beja, o cabo Manuel Almodôvar, aproveitou este treino, para fazer alguns reparos e alertas a todos os elementos, com vista às prestações que se aproximam. Com três animais de bom porte e apresentação, o grupo teve oportunidade de treinar vários elementos: à cara, a ajudar, a sair, a rabejar, a emendar etc. Se foi importante a presença em Albufeira, para ganhar e transmitir confiança, não o foi menos, o treino do dia seguinte, o qual, prova o trabalho e dedicação de todos os forcados do Grupo de Beja.
Uma vez mais, a madrinha do grupo, Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, brindou o grupo e seus acompanhantes, com a sua já habitual e sincera hospitalidade, oferecendo, após o treino, um lauto repasto a que se seguiram momentos de fraterno e agradável convívio. Bem haja D. Maria de Fátima: Estou certo que o Grupo nunca a esquecerá !
Termino este apontamento, alertando para os dias difíceis que vos ( e nos, porque eu estou convosco) esperam, mas creio, que todos terão a “garra” suficiente para pegar com coragem e dignidade algum toiro mais mau. Sorte moços ..... um abraço do Joaquim Estevens !
07.Julho.2008


Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

3 comentários:

Anónimo disse...

Á coisas na vida que contadas não dá para acreditar "só vendo" se me dissessem aqui à dois anos que o Grupo de Beja iria voltar ao activo eu diria que era mentira.
Hoje em dia estou feliz temos outra vez Grupo sabemos que piores etapas se adivinham mas também sei que tem treinado para isso, treinar nunca é de mais por isso compreendam a parte do vosso Cabo ao querer fazer muitos treinos.
Eu também estou de acordo e acho
que quando aparecerem os maus momentos têm de estar preparados isso è que demonstra que vocês vao ser um Bom Grupo
O Grupo de Forcados Amadores de Beja
Mas sei que tudo tem corrido bem . Graças a Deus e também peço para que vos Acompanhe Sempre.
BOA SORTE
UM ABRAÇO A TODOS

Anónimo disse...

Muitos parabéns a todos aqueles que pisaram a arena de Albufeira na última sexta-feira e que contribuiram para a boa prestação do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Uma palavra especial para o Picanço e para o Miguel Nuno que fizeram a sua estreia nessa noite, com certeza que aquela foi a primeira de muitas pegas que farão pela vossa vida fora.
Muita Sorte!

Um beijinho


Lena Cavaco

Anónimo disse...

Com muita pena minha não pude estar presente na praça de Albufeira. Mas mesmo de longe, (acreditem que ainda custa mais q estar na praça!...)sempre "estarei" com o GFABeja!
Deixo aqui os meus PARABÈNS ao Luis Picanço e ao Miguel Sampaio, na sua estreia, mas igualmente a todo o GFABeja por mais uma corrida de êxito!
Com amizade,
CFM