Elementos

domingo, 20 de julho de 2008

Crónica da Corrida de Vila Nova da Baronia

Corrida de Toiros em Vila Nova de Baronia.
Na passada sexta feira, a 18 de Julho, a simpática Vila Nova, também conhecida por Vila Nova de Alvito, mostrou à aficion que é possível realizar espectáculos tauromáquicos sérios, mesmo em praças desmontáveis, bastando para tal, que as organizações se empenhem a fundo nos condimentos necessários à Festa. Compareceram acompanhados das respectivas quadrilhas, os cavaleiros Tito Semedo, Rui Fernandes e Sónia Matias, para lidar um curro de toiros da Ganadaria Santiago.
Com a espinhosa missão de pegar o dito, apresentaram-se os Forcados de Cascais, Pinhal Novo e Beja.
Santiago, nome de um apóstolo de Jesus Cristo, figura importante do Cristianismo que é venerado e adorado em toda a península ibérica, é patrono de várias artes e oficios: Assim sendo e por associação de ideias, seria suposto que o nome Santiago nos levasse a pensar em algo de terno, algo de benévolo, algo de bom, etc. etc. Levava sim senhor, se não tivéssemos visto os “ Santiagos “ da Corrida de Vila Nova. Tivemos oportunidade de apreciar um curro de toiros, homogéneo, com características muito próprias, com bravura , peso e apresentação (q.b.), sendo que alguns, nem sempre permitiram as melhores lides e sortes, que os cavaleiros tentavam e o publico esperava.
Nota alta para o cavaleiro Rui Fernandes, cujas as actuações foram de muito bom nível, pelo que o publico o premiou com fortes ovações e aplausos. Se as coisas correram, de uma maneira geral, de feição para os cavaleiros, já que todos, tiveram alguns bons momentos, o mesmo, já não podemos dizer sobre os forcados, que tiveram uma noite muito dura e difícil. A missão foi efectivamente muito espinhosa para os três grupos.
Não é nosso hábito, analisar aqui as prestações dos outros grupos, focando-nos, isso sim na performance do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Esta corrida, era a corrida que faltava ao nosso grupo, já que até aqui, tudo tinha sido e corrido sem dificuldades de maior, podendo gerar-se alguma sensação de facilitismo. Entendemos considerar esta corrida, na qual houve peso e bravura, tal como outras que certamente , se lhe hão-de seguir , como uma experiência para todos: Há que tirar delas as devidas ilações para o futuro. Foi Ricardo Soares, quem tentou pegar o terceiro da noite: conseguiu-o à terceira tentativa, viajando na cabeça de um toiro que se arrancava com uma investida franca e veloz, parando junto às tábuas com o grupo a ajudar e a corrigir as insuficiências anteriores. Ao grupo de Beja, estava destinada a missão de pegar os toiros de Sónia Matias: Assim, para o último da noite, outro Ricardo se aprestou: este, o Castilho, não obstante ter estado alegre e franco na cara do animal, não conseguiu consumar a pega, o que viria a acontecer, pelo forcado Alcides Cochilha, que evidenciou técnica e experiência para dominar um touro cheio de sentido.
Não obstante as dificuldades que o grupo sentiu e viveu nesta corrida, devemos salientar a sua coesão e espírito de entre ajuda: mensão especial para a prestação da ajuda Jeremias Lencastre, do Olavo Baião e do Cabo Manuel Almodôvar a rabejar.
Uma palavra de apreço muito especial, para o publico que lotava a praça, o qual soube sempre entender, dar o seu apoio e carinho a todos os Forcados, esquecendo e relevando os momentos menos bons que alguns passaram.
Como sempre temos dito a vida dos toiros não é fácil…. Estaremos sempre connvosco!
Sorte moços ……. Um abraço do
Joaquim Estevens
19.Julho.2008


Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom comportamento com touros muito difíceis.
Parabéns,força para as próximas.
OLÉ

Anónimo disse...

O Grupo passou na sexta-feira passada uma dura prova. Não obstante ser o grupo com menos experiência em praça viu-se que, apesar das dificuldades, nunca perderam a cabeça e conseguiram manter a postura e atitude em praça, souberam resolver os problemas que lhe foram postos.
MUITOS PARABÉNS pela forma como ultrapassaram esta etapa e FORÇA para as próximas que aí vêm.

Um enorme beijinho para todos aqueles que superaram esta etapa, quer para aqueles que estavam entre tábuas, quer para aqueles que sofreram na bancada.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar queria dar os parabéns ao grupo pelo comportamento que tiveram perante touros tão complicados.Em segundo lugar queria dar os meus parabéns ao Sr.Joaquim Estevens pelas tão simpáticas crónicas que faz sobre todas as corridas mas que em poucas palavras e com conhecimento lhes dá sempre a sua colaboração.Em terceiro lugar uma palavra especial ao meu filho Manuel pela Amizade ,Solidariedade e Coragem que tem transmitido a todos os elementos do grupo e dizer-lhe que comigo conta para pedir a Deus que os proteja e os ajude em todas as corridas.