Elementos

domingo, 13 de julho de 2008

Crónica da Corrida da Vidigueira

Vidigueira :
Vila do nosso distrito onde abundam nomes ilustres da história de Portugal: Cite-se aqui e só a titulo de exemplo: Vasco da Gama, O navegador, que não sendo natural da Vidigueira (era de Sines), foi Conde da Vidigueira, em recompensa pelos feitos praticados no tempo de El Rei D. Manuel. No século XIX, andou por este concelho e limítrofes, Fialho de Almeida, figura impar da literatura alentejana, ainda hoje, recordado em todas as Escolas e tertúlias do e sobre o Alentejo. Mais recentemente e sobre o tema que aqui nos traz, não podemos olvidar os nomes de António Maltez, José Maltez, José Pedro Faro, Carapeto Madeira, Armando Vidigueira e António Mendes Pinto (certamente, outros existirão, cujo nome neste momento não nos vem à memória), que deixaram o seu nome gravado com letras do mais fino recorte, nas páginas do livro da forcadagem nacional.
Uma nota de apreço para eles! Como dizia o poeta: Bendita a terra que tais filhos tem!
Depois desta pequena introdução que nos parece justa e adequada, falemos então da 1ª
Grande Corrida dos Gamas, que se realizou dia 11 de Julho. Compareceram, como estava anunciado, os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos José e Rui Fernandes, que lidaram seis novilhos / toiros da Ganadaria António Charrua: Com a missão de evento em apreço, quis-nos parecer, que o mesmo decorreu de forma muito agradável.
Os toiros / novilhos, com bom aspecto e apresentação, cumpriram mostrando bravura e nobreza q.b., possibilitando aos cavaleiros actuações fáceis, alegres e vistosas. Seguindo nesta ordem de ideias, não nos pertence e por dever de oficio, não nos cabe escrever sobre o grupo que nos acompanhou: O Grupo “ da Cuba”, igualmente terra de boa gente e onde guardamos grandes e bons amigos. Será injusto, esquecer aqui a prestação do forcado Luís Calado: Boa pega.... Valente pega.... Sim Senhor .... Esteve bem... mandando, toureando e depois aguentando: Parabéns !
E agora .... ??? falemos de nós !!! Em meu entender, vencemos com brilho, mais uma etapa da nossa história. O Grupo de Forcados Amadores de Beja, apresentou-se com aquela dignidade e aprumo que se impõem, com a disposição própria de quem quer reconquistar (porque o GFAB já lá esteve) um lugar cimeiro no panorama taurino nacional. Como já tivemos oportunidade de dizer / escrever, em apontamentos anteriores, o Cabo Manuel Almodôvar, conhece a matéria prima que tem ao seu dispor:
Assim, chamou à função e para ir à cara dos touros que nos tocaram em sorte, os forcados Aurélio Mendes, Mauro Lança e Alcides Cochilha. Estiveram bem; O Aurélio e o Alcides a consumar as respectivas pegas à primeira tentativa, evidenciando técnica e conhecimento: O Mauro Lança, pegou à segunda tentativa, tendo emendado o seu falhanço com muito aprumo e rigor, consumando uma bonita e vistosa pega, após o toiro ter sido colocado nos terrenos ideais. Se no último apontamento, havíamos dito, que o Ruben Baião nos causou alguma desilusão, hoje é justo dizer, que ele teve uma prestação notória na corrida da Vidigueira: Tanto ele como o José Maria Brito Paes,
estiveram bem a rabejar, tal como todo o grupo esteve à altura pretendida nas ajudas.
Tendo pegado com êxito os três novilhos / toiros que lhe couberam em sorte, o Grupo
de Forcados Amadores de Beja, sobe mais um degrau na escala dos Grupos De Forcados. Em nosso modesto entender, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, por força do seu trabalho e dedicação, há-de atingir de modo próprio, o lugar a que tem direito, já que, parece não lhe faltar elementos com valor e força de vontade. Como já várias vezes temos dito, cada dia é uma lição e com elas temos de aprender: Estamos certos, que todos estão a aprender e desejosos de ultrapassar e pegar os próximos toiros. É bonito e gratificante, verificar o número de familiares e acompanhantes do Grupo de Forcados Amadores de Beja: Estamos e estaremos sempre convosco. Por favor não nos desiludam ! Sorte… moços!!
Um abraço do Joaquim Estevens !
13.Julho.2008

Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

2 comentários:

Anónimo disse...

Na sexta-feira passada o Grupo de Beja subiu mais um degrau na escada do êxito: pegas fáceis, mas que o grupo teve o mérito de não complicar. Parabéns por mais esta estapa.
E agora é tempo de pensar no próximo compromisso: Vila Nova da Baronia está já a chegar, Sorte para dia 18.

Um beijinho

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Sr.Estevens estiveram bem.
Mais uma etapa ultrapassada,mas todos sabem que está a menos de metade e que piores tempos se adivinham.
Espero que façam com que as coisas pareçam fáceis. Sejam valentes agarrem-se aos toiros sejam amigos e matenham-se com este espirito de Grupo. aÉ bonito ver um Grupo tão unido como o vosso. PARABENS
E que Deus vos Acompanhe
Boa Sorte