Elementos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Albufeira - por Joaquim Estevens

Corrida de Albufeira
Com a época tauromáquica já a entrar na sua fase final, deslocou-se o Grupo de Forcados Amadores de Beja à praça de Albufeira na passada noite de 8 de Setembro, com o intuito e responsabilidade de pegar dois toiros da ganadaria Fernando Santos.
Noite amena, nesta cidade algarvia, que acolhe anualmente milhares de turistas, quer nacionais quer estrangeiros, para lá se deliciarem nas suas cálidas águas em gozo de merecidas e justas férias. O empresário da praça, Fernando Santos, presenteou os veraneantes que lotavam quase meia praça, com mais um espectáculo taurino onde actuaram os cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e o jovem Mateus Prieto; para um curro de quatro toiros, algo anovilhados e faltados de carnes mas que no geral cumpriu de forma razoável, estiveram os amadores da Póvoa de São Miguel e de Beja.
A Sónia Matias, n o segundo da noite, tocou-lhe em sorte um animal nobre e que se deixou tourear, proporcionando à cavaleira bons momentos de toureio, já que de forma nobre e colaborante, sempre foi pelo caminho correcto: Pena foi que o forcado Olavo Baião, não se tivesse entendido logo e de vez com o seu opositor, vindo a consumar a pega à terceira tentativa sem contudo, alcançar aquele brilho que podia ter sacado. Com o toiro a arrancar-se sempre de forma franca e decidida, esteve mal no momento da reunião, metendo as mãos desajeitadamente e quase em forma de principiante; quando corrigiu a sua postura, permitiu a entrada das ajudas com êxito. Neste particular, há a destacar João Afonso na primeira ajuda e Mauro Lança e Gonçalo Valente a segurar bem nas segundas ajudas.
A participação do Grupo de Beja encerraria o espectáculo da melhor forma, já que jovem Luís Barbio esteve com valor e seguro na cara, debelando com técnica a forma como o toiro meteu a cara. Boa prestação de todo o grupo, que ajudou de forma perfeita, reunindo e fechando com saber.
Como já por diversas vezes aqui temos dito, todas as corridas são de responsabilidade; pensamos isso sim, que existem umas mais pesadas e difíceis que outras. No caso presente, foi uma corrida que permitiu ao cabo Manuel Almodôvar, rodar alguns forcados mais jovens: Boa nota para os jovens Luís Barbio e João Afonso, que começam a evidenciar bons sinais e vontades para considerar na próxima temporada.
Como acima dizemos aproximando-se o final da temporada de 2011, estamos em crer que o Grupo de Forcados Amadores de Beja vai uma vez mais inscrever o seu nome de forma digna no panorama taurino: Assim o desejamos.
Encontrar-nos-emos em Ferreira do Alentejo: Como sempre, para lá e até lá…. Sorte moços! Um abraço do Joaquim Estevens 11.09.2011

Sem comentários: