Elementos

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Corrida da Cuba por Joaquim Estevens

Feira Anual de Cuba -2010.
Naquilo que foi uma esforçada organização da Sociedade Filarmónica 1º Dezembro, Bombeiros Voluntários de Cuba e Sporting Clube da mesma (bom seria que o exemplo singrasse), realizou-se na castiça vila de Cuba, aquilo que se fez anunciar como uma grandiosa corrida de toiros, no dia 4 de Setembro, pelas cinco da tarde. Queixavam-se os aficionados que estava muito calor e nós, isso mesmo constatámos: Mas, quem não se lembra que as nocturnas eram praticamente um exclusivo do Campo Pequeno? Era a festa de toiros, vista e vivida intensamente com sol, pó e moscas (como sói dizer-se) em tempos não muito recuados e nem por isso a aficion deixava de aparecer?! Enfim… sinais: algo está a mudar!
Para toiros, em nosso modesto entender, algo anovilhados, já que viram a luz do sol em 2007, da ganadaria Veiga Teixeira, (herdade do Pedrógão – Coruche) alternaram em praça as conhecidas e conceituadas figuras do toureio equestre, Rui Salvador e João Salgueiro e o mais recente cavaleiro de alternativa, o jovem Francisco Palha. No geral, boa apresentação dos cornúpetos, no entanto a evidenciar alguma falta de rim no decorrer das respectivas lides, pena foi, que algum público não entendesse isso, exigindo aos cavaleiros mais ferragem com a aquiescência exagerada dos peões de brega nos capotazos. As pegas estiveram a cargo dos forcados de Cascais e do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Disputaram-se prémios para a melhor lide e para a melhor pega, sendo que no final da corrida, registámos alguma falta de unanimidade quanto à atribuição dos mesmos, quer quanto à melhor lide, entregue a Francisco Palha, quer quanto à melhor pega, distinção entregue ao forcado do GFAB, João Fialho. Não nos cabendo a nós avaliar, parabéns a ambos, já que quer um quer outro, demonstraram vontade e espírito toureiro.
Rui Salvador esteve com boa nota e demonstrou uma vez mais o seu clássico toureio com bons e requintados ferros, particularmente no seu segundo. O cavaleiro de Valada do Ribatejo, facilmente chegou às bancadas, já que nas suas duas actuações, trouxe sempre o toiro ligado ao cavalo, cravando meritoriamente quer em sortes frontais quer ao estribo, não obstante, imprimir por vezes demasiada velocidade às suas montadas. O jovem cavaleiro Francisco Palha, confirmou nesta praça a sua recente alternativa, porquanto executou com brilhantismo duas lides de bom nível que o público justamente aplaudiu e que como atrás se disse, levariam o júri a conceder-lhe o prémio para a melhor lide.
O nosso forcado João Fialho, foi cara no segundo da tarde: Citou bem e fechou-se com valentia, com todo o grupo a ajudar em consonância. Vimos gostosamente Rodrigo Chaves a dar uma primeira de muito bom nível, tal como o Leiria e o Saturnino em “su sítio” e no momento certo: Boa prestação do cabo Manuel Almodôvar a rabejar, concretizando-se assim à primeira tentativa uma pega tecnicamente perfeita, facto que o júri haveria de considerar.
Mau grado e em nossa opinião, coibimo-nos aqui de falar dos desempenhos seguintes, já que quer os forcados da cara, quer as ajudas, estiveram muito longe daquilo que deles se esperava, se tivermos em conta que já noutras ocasiões deram boa conta de si com toiros de outra raça e quilate. Já agora e perdoe-se-nos a franqueza, vimos no quarto e sexto da ordem, um grupo timorato, hesitante e sem convicção, não nos parecendo que os oponentes tivessem mostrado razão para tal. Mal a recuar, mal a ajudar….algo esteve mal….algo será necessário corrigir.
Mas, seguindo o sacro santo princípio de que com os erros e desaires também se aprende, estamos em crer que num futuro próximo todos os fracassos serão redimidos, para que o GFAB possa continuar na senda dos êxitos com tardes e noite de glória como já bastas vezes proporcionou.
Permitimo-nos voltar a lembrar que o sabor amargo das cornadas, o pegar à segunda, à terceira ou à quarta, não pode nunca ser motivo de desânimo e há que acreditar sempre: Na próxima vamos fazer melhor! Força Grupo de Beja!
Pela nossa parte, sempre achámos e continuamos a achar que o Grupo de Forcados Amadores de Beja tem forcados de grande estirpe e valor, capazes de ombrear com todos os seus pares, afirmando-se sempre como até aqui, com muita dignidade e merecedor de respeito, não obstante uma ou outra prestação menos feliz.
E por hoje é tudo, despedimo-nos como sempre: Sorte moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 05.Setbº.2010

2 comentários:

Mário Grilo disse...

»»»» COM GRANDE SATISFAÇÃO LHES ENTREGUEI O PRÉMIO ÁMELHOR PEGA DA TARDE """ UM PAR DE SAPATOS DE FORCADO "" DE FABRICO ARTESANAL -- MÁRIO GRILO , CONTINUEM A CORAGEM E A TRADIÇÃO DO NOSSO ALENTEJO .

Joaquim Estevens disse...

Amigos:
Convido-vos a ler, assinar e divulgar a petição pública em defesa da Festa Brava.
Façamos ouvir a nossa voz!
Parabens ao Dr. Francisco Moita Flores, pelo excelente texto que escreveu: DIVULGUEM-MO-LO RÁPIDAMENTE.
Joaquim Estevens