Elementos

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crónica do Fim de Semana, por Sr Joaquim Estevens

Apontamentos do Fim de Semana Taurino
A bonita vila de Castro Marim recebeu no passado dia 14 de Agosto o Grupo de Forcados Amadores de Beja, o qual, participou na corrida de toiros que a empresa Toirolindo, promoveu naquela vila algarvia. Um curro de toiros Passanha, no geral com peso e apresentação foi lidado pelos cavaleiros João Salgueiro, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves e Isabel Ramos; pela forcadagem, os grupos de Moura, Cascais e Beja completavam o cartaz.
Saiu para pegar o terceiro da noite, animal com três anos e de 480 Kg, lidado e bem pela cavaleira da terra, o forcado Aurélio Mendes. Consumou a pega à terceira tentativa: pensamos que não entendeu o toiro nas primeiras vezes que esteve na sua cara: as ajudas de Augusto Silva, Alvaro Sampaio e Rodrigo Chaves, foram de principio, insuficientes para compensar algum nervosismo e hesitação que o forcado evidenciou à frente de um toiro sem grandes rasgos de maldade e bravura. À terceira foi de vez, com ajudas carregadas e oportunas de forma a concretizar, com Miguel Nuno Sampaio a rabejar. Os aplausos devem receber-se com naturalidade e as voltas de agradecimento, em nosso entender, devem premiar actuações meritórias: assim e voltamos a dizer, em nosso modesto entender, julgamos ter havido algum exagero neste particular pelo forcado. Convém lembrar, farão o favor de desculpar o aparte, mas a humildade é como o caldo de galinha, nunca fez mal a ninguém! … Adiante … há sempre tempo para emendar e aprender.
Rui Fernandes e Isabel Ramos, lidaram a duo o último da noite, que ostentava o numero 618, de quatro anos e com 530 Kg. Estes cavaleiros, empolgaram a assistencia com a sua já característica forma de tourear, deixando ferragem de bom nível ao som da musica. O forcado José Miguel Falcão, popularizado com o simpático diminuitivo de “Fazinha”, num gesto de simpatia, amizade e reconhecimento, dedicou a pega a Francisco Cano, grande forcado, o qual em tempos que já lá vão, deu algumas tarde de êxito e glória ao Grupo de Forcados Amadores de Beja. Pega consumada à primeira tentativa, com muito brilho e rigor: o forcado, toureou e mandou e as ajudas estiveram como na gíria se diz “em su sitio” com todo o grupo mostrando coesão e vontade. Como atrás se disse, aqui sim: volta justa e merecida para cavaleiros e forcado que rubricaram uma actuação de bom nível. Dirigiu esta corrida, um homem da forcadagem: Agostinho Borges, antigo forcado do Grupo de Montemor, que num gesto simpático e louvável, faz sempre questão de cumprimentar os rapazes das jaquetas.
Cumpriu-se assim a segunda passagem dos Amadores de Beja, por Castro Marim: Relendo o apontamento do ano passado e pelo que acima de diz, estamos em crer e podemos afirmar, que o balanço é positivo e em nada desprestigia os seus elementos.
15 de Agosto dia de Santa Maria, feriado nacional desde há muito respeitado e guardado. Realizam-se nesta data e por todo o país, festividades populares e religiosas a que o povo acorre com manifesta alegria e emoção: assim e mantendo a tradição, integrada nas tradicionais Festas de Santa Maria e em Honra de Nossa Senhora de Assunção, anunciou-se “Grandiosa Corrida de Toiros” em Messejana, na Praça de Toiros “Padre Serralheiro”. Cabe aqui lembrar aos mais novos, que o senhor Padre Serralheiro, foi pároco local nos idos anos cinquenta, sendo pessoa muito estimada pelos seus paroquianos e que deixou obra feita: Aficionado de fino quilate, a ele se deve o redondel e outras obras de índole social.
Messejana, vila do concelho de Aljustrel, foi reconquistada aos mouros por D. Sancho II e o rei lavrador, D. Dinis, deu-lhe o titulo de concelho, condição que viria a perder há cerca de cento e cinquenta anos: Terra de aficionados e localidade a que por vezes nos referimos como tendo uma linda praia, recebeu-nos de forma alegre e prazeirosa:
Para lidar Seis Toiros da afamada Ganadaria Pinto Barreiros, compareceram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Tenório (Bastinhas Jº),sendo a função das pegas, da responsabilidade dos grupos de Cascais, Académicos de Elvas e Amadores de Beja.
Nem sempre é fácil atingir um pleno e neste caso, ou porque o dia foi manifestamente de muito calor, o curro Pinto Barreiros, ficou aquém das expectativas, já que o seu nome e tradição há muito habituaram os aficionados a bons espectáculos. Os toiros tiveram comportamentos desiguais, sendo de referir que o segundo, foi recolhido por manifesta incapacidade para lide. Quanto aos restantes, deixaram-se lidar, com a experiência e valor do clã Bastinhas a vir ao de cima. Tito Semedo, apagado no seu primeiro, recuperou e deu alguma emoção no seu segundo.
O Grupo de Forcados Amadores de Beja, teve nesta corrida uma prestação digna e elegante, com os forcados a executarem as pegas, consoante a matéria que lhes tinha tocado em sorte: Assim, Ricardo Castilho, limitou-se a “agarrar” um toiro mansote e sem investida, que se parou no momento da reunião, não permitindo ao forcado e ao grupo uma pega vistosa e com emoção, conforme se mostrou a citar. Hugo Santana, fechou a participação do Grupo nesta corrida. Citando de largo e com graça, conseguiu uma pega alegre e vistosa, com o grupo a corresponder na altura devida. Já aqui dissemos, é notória e gratificante a entrega e vontade deste forcado, o qual se vem manifestando de corrida a corrida, mais confiado e sabedor: Pelo seu brio, determinação e força de vontade, um exemplo a registar ! Parabéns Hugo… força. Recordamos aqui frequentemente, antigos forcados do Grupo: desta feita, um abraço especial para o Carlos Cirne, a quem o Hugo Santana, brindou a sua pega. Como sempre dissemos, é particularmente importante, o acompanhamento e presença dos forcados das outras gerações, em todas as realizações do Grupo: Com a sua amizade, com a sua experiência e do seu convívio, certamente brotarão forças e talentos para os mais novos poderem continuar a defender e honrar com toda a dignidade a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
A próxima apresentação será em Lagoa (Algarve), cartaz de responsabilidade, onde o grupo saberá estar. Até lá e para lá ……. Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens.

Sem comentários: