Elementos

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Crónica da corrida Fatacil por Joaquim Estevens

Corrida da Fatacil 2009 – Lagoa 22 de Agosto.

Em noite de verão, com uma temperatura agradável e com uma praça bem composta de publico ávido de festa, os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Bastinhas Jº, mostraram os seus predicados toureiros, ante um curro da ganadaria Varela Crujo e Irmão: Na tarefa das pegas, os forcados de Cascais, Elvas e Beja, estiveram em bom plano.
Corrida de toiros com bons momentos de emoção, ou não tivessem estado em praça dois dos maiores vultos, há muito consagrados, na tauromaquia nacional. Pelos forcados, boa participação e actuação de qualquer dos grupos.
Miguel Nuno Sampaio, uma vez mais, mostrou aquele forcado que quer ser: Com muito brio, força e à vontade, quiz numa primeira tentativa pegar um toiro de 4 anos , com córnea aberta, que ao longo da lide de Marcos Bastinhas, mostrou vários comportamentos, ora de investida franca, ora refugiando-se em tábuas. Não foi feliz à primeira, porquanto o toiro se arrancou pondo a cabeça em baixo, não permitindo ao forcado fechar-se convenientemente, despejando-o: Pareceu-nos ter havido aqui alguma ineficiência na actuação das ajudas, que se chegaram tarde. Se para algum publico menos conhecedor, a pega estava consumada porquanto não foi a todos visível o derrote que o forcado recebeu, o cabo Manuel Almodôvar, mandou e bem, em nosso entender, repetir a pega. Com o toiro colocado em terrenos mais adequados, Miguel Nuno, concretizou vistosa emenda, com seu primo Alvaro Sampaio a ajudar de forma categórica e sem reparos para o grupo, neste particular, já que, seguidamente aquando da participação do forcado Mauro Lança, no sexto da noite, muito haveria que dizer.
Num toiro, lidado a duo pelos cavaleiros de Elvas, o qual se manifestou colaborante de inicio, o qual viria no seguimento da lide a mostrar algum sentido e maldade, sempre de cara levantada e a procurar o braço dos seus castigadores, o forcado Mauro Lança não obstante, ter estado muito bem na cara não conseguiu concretizar: Diga-se em abono da verdade, e há que reconhecê-lo com humildade, este toiro não foi pegado à primeira tentativa, não por culpa do forcado Mauro Lança, que esteve valente na cara do toiro, citou e mandou, recuou com saber…… só que há toiros que tem de ser pegados e parados nas primeiras ou segundas, e este era o caso, e isso infelizmente não aconteceu. Há que referir e dizemo-lo com alguma mágoa, perdoar-nos-ão a frontalidade, já várias vezes temos visto as ajudas, traírem e condenarem excelentes prestações de forcados da cara: A Mauro Lança, infelizmente não é a primeira vez que tal sucede.
Pela violência da investida do toiro, Mauro Lança, não ficou em condições para realizar a emenda que se impunha. José Miguel Falcão, saltou à arena, disposto a resgatar a honra do grupo e bem assim levar de vencida a imobilização do toiro: Fê-lo com raça, com valor e técnica, aguentando derrotes e viajando na cabeça do toiro, bem fechado de braços e pernas, não com uma normal primeira ajuda de Álvaro Sampaio mas sim com uma ajuda verdadeiramente de primeira, facto que mereceu fortes aplausos do publico, premiando ambos com volta à arena juntamente com os cavaleiros. Se a Mauro Lança, faltou a coesão do grupo, o mesmo não aconteceria a José Miguel Falcão, que teve todo o conjunto a corresponder. Uma palavra de apreço para o forcado António Merino, que esteve bem a rabejar os dois toiros.
Serão talvez desculpáveis as deficiências evidenciadas pelo grupo, especialmente no seu conjunto a ajudar, devido ao bom número de corridas que este mês de Agosto nos trouxe e à existência de algumas “mazelas” em alguns dos seus elementos. Aproveitamos aqui a oportunidade, para enviar um abraço a todos, com os votos de rápidas melhoras, porque o grupo precisa de vós. Estamos certos que tudo será ultrapassado, com aquela força de vontade e dedicação a que já nos habituaram: Certamente, haverá outras alturas para balanços e correcções, sendo que agora há que continuar a dar o corpo “ao manifesto” e “jogar toda a carne para o assador”, em Ferreira ou Viana do Alentejo, com toda a humildade e valentia que sempre tem caracterizado o grupo de forcados amadores de Beja.
Para lá e até lá ………… Sorte moços !
Um abraço do Joaquim Estevens.

1 comentário:

João Carlos Soares disse...

Estive presente nesta corrida e foi com prazer que vi a actuação do vosso grupo. Acho que apesar de não conseguirem pegar em ambos os toiros á primeira, na segunda estiveram bem. No primeiro o forcado da cara logo na reunião ficou fora da cara do toiro (pareceu-me que o toiro enserralhou) e apesar de sua garra e não largar o toiro nunca conseguiu recompor-se na cara e daí a decisão do vosso cabo ser correcta e gostei da decisão de fazer a pega de novo, ainda há quem sente orgulho e honra naquilo que faz apesar do publico talvez não ser do mais entendedor. No vosso segundo toiro o forcado da cara tentou-se fechar á cornea mas não conseguiu. A segunda tentativa com outro forcado da cara foi realmente excelente, o da cara fechou-se bem e o primeiro ajuda foi 5*. Para quem não viu está aqui a fotografia:
http://www.flickr.com/photos/jctsoares/3849812598/
A foto tem direitos de autor e por isso não pode ser usada no entanto podem blogar neste blog ou se quiserem o original para impressão num fotografo e colocação na vossa tertúlia tenho todo prazer em enviar o original. Nesse caso agradeço que me contactam por email jctsoares @ gmail.com
Acho que depois duma pega destas vossa tertúlia merece uma fotografia destas na parede :)

P.S. Sou o tal 'motard' aficionado Ribatejano (Vilafranquense) que fez tanto barulho no 5.º toiro ... de certeza que não passei despercebido :)