Elementos

terça-feira, 2 de junho de 2009

Crónica da Corrida de Santiago

Corrida em Santiago de Cacem.

Diz-se Do mas deve correctamente dizer-se e escrever-se De. Assim sendo, a 31 de Maio passado, lá esteve em Santiago de Cacem, o Grupo Forcados Amadores de Beja, em mais uma corrida de toiros, integrada e bem, nas festividades locais por ocasião da Santiagro, importante certame agro pecuário daquela região.

Repartindo-se o cartel com os amadores de Cuba, o curro de toiros com ferro Dias Coutinho, não permitiu tarefa fácil aos nossos forcados, porquanto a idade patenteada pelos animais ( cinco anos) criou algumas dificuldades.

Rui Salvador, Rui Fernandes e António Maria Brito Paes, no toureio a cavalo, cumpriram com labor e entrega, ouvindo a musica e os aplausos com que o publico sublinhava as suas actuações.

Mas, falemos de nós:

Nota alta para Miguel Nuno Sampaio, que a cada corrida vai subindo mais um degrau, mostrando raça e arte, deixando evidenciar quão promissora poderá ser a sua carreira de forcado: esteve bem, podemos dizer, muitíssimo bem (não se envaideça); rabejou vistosamente e com talento. Parabéns !

O segundo da tarde, talvez o toiro mais difícil da corrida porquanto teve ao longo da lide comportamentos variados; no cavalo sempre andou de córnea em alto e a procurar o braço do cavaleiro e na pega, criou algum pânico ao grupo, porquanto se arrancou cheio de sentido e malícia, colocando a cabeça demasiado em baixo o que impossibilitou a reunião. Para dobrar Hugo Santana, aquele forcado que prima pela simplicidade e humildade e que apelidamos sem qualquer intuito pejorativo, de moldavo, saltou à arena o forcado João Fialho: Consumou a pega na sua segunda tentativa com ajudas carregadas, num toiro manifestamente cheio de sentido e maldade, o qual se mostrou sempre pouco nobre na investida.

Aurélio Mendes, estava desejoso de mostrar o seu valor: Consegui-o, fechando-se muito bem à barbela pegou à primeira tentativa o quarto da tarde, com Rodrigo Chaves a ajudar com força e vigor. António Merino rabejou com mestria.

Coube ao forcado José Miguel Falcão encerrar a corrida, porquanto, consumou à primeira tentativa uma vistosa pega, com a preciosa ajuda do seu primo Álvaro Sampaio, o qual, se posicionou no local certo e no momento certo: Este toiro, o mais pesado do curro e a exemplo dos seus irmãos, também de cinco anos, manifestou-se igualmente distraído e com elevado sentido; de córnea curta e bastante fechada, foi pegado com classe e obedecendo à voz do forcado. Também neste particular, o grupo ajudou com precisão e rigor.

Não nos cabendo a nós dar indicações ou discutir os critérios do Cabo Manuel Almodôvar, permitimo-nos modestamente opinar, que em toiros como estes, cheios de sentido e com idade, há que saber seduzi-los para os tourear com alegria e exuberância.

Em suma: Boa prestação do Grupo de Forcados Amadores de Beja, o qual tarde a tarde, e corrida a corrida vai impondo o seu nome no vasto panorama da Festa Brava Nacional.

Força rapazes…… continuaremos gostosamente a acompanhar-vos, procurando estar e viver convosco todas as emoções da Festa, sendo que a próxima será em Aljustrel, no dia de Santo António (que Ele vos proteja) a 13 de Junho.

Até lá …... e para lá …… Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens .

Sem comentários: