Elementos

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Crónica da Corrida de Aljustrel

Aljustrel, 13 de Junho, dia de Santo António.

Corrida de toiros integrada na Feira do Campo Alentejano: Pela segunda vez, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, esteve na Vila Mineira, tendo deixado uma vez mais, estamos em crer, nota positiva. Se em 2008, ano de estreia, a passagem por Aljustrel foi assinalável, podemos dizer que em 2009 a passagem foi de confirmação!
Um curro de seis toiros, EL MADROÑAL, foi lidado por Tito Semedo, Sónia Matias e António Brito Paes: A tarefa das pegas esteve a cargo dos Grupos, Amadores de Cascais e Amadores de Beja.
De notar que existia alguma expectativa e incógnita para com estes toiros, já que, recentemente se haviam visto, tendo nessa altura deixada em registo, um comportamento difícil e pouco nobre. Felizmente, desta feita, os irmãos apresentados em Aljustrel, mostraram-se aceitáveis, colaborantes e genericamente de boa apresentação, não tendo criado a qualquer dos grupos, situações embaraçosas ou de difícil resolução.
Dissemos na nossa crónica sobre a corrida de Aljustrel em 2008, que o forcado João Fialho ao qual chamámos promissor, efectuou uma pega com graça, nobreza e muita garra: Em 2009, repetiu e confirmou o seu valor; esteve brilhante a citar e a aguentar a investida do touro. A excelente prestação do João Fialho, bastante aplaudida, viria a merecer do júri o Prémio para a melhor Pega: Parabéns ao João e ao Grupo.
Não há dúvida, e é assim na nossa vida dia a dia, precisamos destes pequenos grandes estímulos para nos elevar o ânimo, tantas vezes abalado por este ou por aquele imprevisto.
Como acima se diz, esta corrida foi quase na sua totalidade de confirmação, já que também o grande forcado Mauro Lança, teve a responsabilidade de pegar um toiro a exemplo do que havia feito no ano passado. Mauro Lança, não obstante, ter estado sempre bem na cara, só conseguiu o seu intento á terceira tentativa, bem ajudado pelo Augusto Silva. A prestação do grupo neste toiro, foi algo fraca e desencontrada, não permitindo ao forcado da cara o êxito que o seu grande à vontade fazia prever.
Sabemos que ainda é cedo, mas já se pode afirmar, que o forcado José Miguel Falcão está a trilhar um bom e profícuo caminho: Registamos com muito agrado e satisfação, todo o seu trabalho e labor, sendo a evolução do seu saber, uma nota muito positiva e um exemplo de vontade e determinação. José Miguel Falcão, fechou a corrida, executando uma pega, alegre e vistosa, superiormente ajudado por Rui Saturnino, facto que o publico registou e premiou com pedido de volta à praça: Se aquando da pega do Mauro Lança, o grupo esteve deficiente a ajudar (em nossa modesta opinião), desta vez, primou pela eficiência e coesão, permitindo uma pega tecnicamente perfeita, com o publico a aplaudir vibrantemente.
Chegados ao fim do espectáculo, era com grande expectativa que se aguardava a divulgação dos vencedores dos troféus em disputa: Melhor Lide a Cavalo e Melhor Pega. O prémio para a lide seria entregue, quanto a nós, muito justamente a António Brito Paes. Parabéns a este nosso amigo e a toda a sua Exma., Família, que muito tem feito e continua a fazer pela Festa de Toiros. No prémio para a melhor pega, pensamos que o Grupo de Forcados Amadores de Beja está de parabéns, já que, tanto a de João Fialho, vencedora, como a de José Miguel Falcão, criaram alguma indecisão ao júri, tal o valor das mesmas.
Porque recentemente, se criou alguma confusão na forma como nos expressamos, queremos aqui dizer que a forma plural utilizada, na constituição dos textos ou frases, é como se diz, figura de estilo meramente formal, a qual não responsabiliza e pode não traduzir ou ser coincidente com a opinião do Grupo de Forcados Amadores de Beja, manifestando isso sim, o entender ainda que relativo, despretensioso e modesto de um devoto acompanhante e aficionado da Festa Brava e do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
A temporada de 2009 está já em marcha, anunciando-se corridas de responsabilidade: Estamos certos que o Grupo saberá, como até aqui, mostrar o seu valor, arte e bravura, sempre com aquela dignidade e respeito a que já habituou a aficion. Estaremos convosco!
Sorte moços ……… um abraço do Joaquim Estevens

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens ao grupo e em especial ao Joao!
Abraço
vasco