Elementos

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Crónica da Corrida de S.Manços

S. Manços a 30 de Agosto; Festas tradicionais da Localidade em Honra dos seus Santos padroeiros: Senhor S. Mancos e Nossa Senhora da Ajuda. Bem haja a organização, desta e de outras festas, que incluem nos seus programas festivos, um espectáculo taurino: Mostra raça e a aficion agradece e só assim a Festa Brava se manterá.
Para toiros da ganadaria Rodolfo André Proença, compareceram, como o cartaz anunciava: Eles e Elas. Luís Rouxinol, Rui Fernandes e António Brito Paes, Sónia Matias, Isabel Ramos e a amadora Maria Mira, que acompanhados pelas respectivas quadrilhas de bandarilheiros, tiveram a seu cargo a lide dos seis de quatro anos com peso e trapio, como “rezava” o cartaz. Após a actuação dos cavaleiros, estiveram em função, os Grupos de Forcados Amadores da Moita, Cuba e Beja.
O cavaleiro Luís Rouxinol, confirmou em S. Manços o bom momento que atravessa, sendo justo o prémio atribuído. Como é nosso hábito, não nos prestamos aqui a analisar em pormenor as actuações de todos os intervenientes no espectáculo; contudo, registámos com agrado a actuação do cavaleiro António Maria Brito Paes que brindou a sua lide ao Grupo de Forcados Amadores de Beja.
O Olavo Baião foi destinado a tarefa de pegar o terceiro da noite; um toiro bonito com muito boa apresentação e de córnea vistosa, o qual foi lidado de forma exemplar por Sónia Matias, possibilitou ao forcado uma pega à primeira com o grupo a ajudar de forma eficaz. Nesta pega, nota alta para Álvaro Sampaio a ajudar e António Merino a rabejar. A amadora Maria Mira, lidou o ultimo da noite e Aurélio Mendes, um forcado com grande vontade e crer, algo ainda inexperiente, citou com alegria não conseguindo aguentar-se nas viagens, tentou a pega, várias vezes, num toiro com uma córnea pequena o que dificultou a sua actuação; contudo e com a ajuda experiente e carregada do grande forcado Jeremias, consumou à quarta tentativa com José Maria Brito Paes a complementar.
Também os Forcados em praça, disputavam o prémio para a melhor pega, o qual foi atribuído ao Grupo de Forcados da Moita, pela sua aplicação no quarto da noite e após a lide do cavaleiro Brito Paes.
È justo dizer aqui que esta crónica teve uma colaboração muito especial de um amigo muito especial do Grupo de Beja; Bento Quadros e Costa: Para ele e pela sua grande dedicação ao Grupo, um grande abraço e toda a amizade da aficion que nos acompanha.
Cumpriu-se em S. Manços a décima corrida do Grupo de Forcados Amadores de Beja: Para quem, como nós e tantos outros, têm acompanhado o Grupo, é gratificante ver o caminho percorrido: pegar à primeira, à segunda, à terceira ou à quarta, o que nos parece importante e isso tem sido uma constante, é a humildade e a dignidade que o Grupo tem sabido manter. Os primeiros passos estão dados; daqui para a frente as responsabilidades e exigências serão maiores, mas estamos certos: O Grupo lá estará !
Sorte... moços ! Um abraço do Joaquim Estevens



Tan ter Lan tan! Ole! Parabéns ao grupo de Beja

Sem comentários: