Elementos

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Crónica da Corrida de Ferreira do Alentejo

Crónica da Corrida de Ferreira do Alentejo.

Quando o Outono se fez anunciar, ou não estivéssemos já em 20 de Setembro, o Grupo de Forcados Amadores de Beja pegou a sua Décima primeira Corrida. Por ocasião da Feira Anual de Ferreira do Alentejo para lidar um curro de toiros Dias Coutinho, estiveram em praça os Cavaleiros de alternativa João Moura e José Prates e os praticantes Joana Andrade e Nelson Limas: As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Cascais, Cuba e Beja. O cavaleiro de Monforte esteve bem e agradou, enquanto as outras actuações, foram algo irregulares, não obstante o empenho dos artistas. Os toiros anunciaram-se de quatro anos e como se impõe, ostentavam o último algarismo do ano de nascimento na espádua, porém, evidenciaram alguma falta de peso, permitindo aos forcados actuações sem grandes dificuldades. Após a actuação da praticante Joana Andrade, o forcado José Miguel Falcão, tentaria a pega o que conseguiu à terceira tentativa, tendo a ajudá-lo Álvaro Sampaio. O José Miguel, não esteve bem na cara do toiro, recuou mal (o piso estava demasiado pesado) e com problemas no momento da reunião, mas sempre com muita garra e valentia, não se atemorizou e consumou a pega. Nelson Limas, cavaleiro praticante, encerrou as lides a cavalo, cabendo ao Ruben Baião a tarefa de pegar o último da tarde. É caso para dizer: Fechou com a chave de ouro; esteve bem a citar, aguentou a investida alta do toiro e viajou na sua cabeça, bem fechado de braços e pernas, com o grupo a ajudar de forma coesa: Uma vez mais, destaque para a prestação de Álvaro Sampaio, que nos quer parecer um primeiro ajuda com valor e futuro.
A corrida decorreu de forma aceitável, no entanto, para bem da Festa de Toiros e por respeito para com o publico, entendemos fazer dois reparos à organização, para que em futuras corridas possa corrigir: O piso da arena, não estava nas melhores condições, facto que dificultou a actuação quer dos cavaleiros quer dos forcados. O outro reparo, refere-se ao barulho / ruído da área envolvente à praça, porquanto, é muito importante o silêncio no decorrer das lides: Dois aspectos que julgamos importantes e que certamente serão de fácil resolução.
Para o Grupo, outra responsabilidade se avizinha, já que a 28 de Setembro em Viana do Alentejo e sob olhar maternal de Nossa Senhora d’Aires, serão lidados Seis Toiros da Ganadaria Fernandes de Castro, que se anunciam imponentes e com peso. Acreditamos que o Grupo, uma vez mais, vai estar à altura e saberá defender e honrar a sua jaqueta: O Cabo Manuel Almodôvar, saberá com toda a certeza, escolher e mandar, evidenciando todo o seu sentido de responsabilidade e rigor de modo a que essa tarde seja mais uma tarde de glória para o Grupo vir a recordar.
Lá estaremos convosco, procurando à nossa maneira disfarçar todos os nossos medos e receios, mas vivendo com muita emoção e não menos alegria cada passo vosso!
Sorte moços………. Um abraço do Joaquim Estevens

Sem comentários: