Elementos

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Montijo - por Joaquim Estevens

Corrida – Festival no Montijo – 9.Outubro.2011

Desde sempre, a tauromaquia emprestou os seus valores às causas mais nobres e filantrópicas, realizando-se todos os anos inúmeros espectáculos que, ditados por razões altruístas, o publico sempre acarinha e que muito contribuem para a divulgação da festa, possibilitando as mais das vezes a actuação de jovens figuras a par de vultos bem grados do firmamento taurino. Assim foi no passado Domingo: a praça da cidade ribeirinha do Tejo, onde pontificam as indústrias da cortiça e das carnes, o Montijo, foi palco para um bem organizado festival de beneficência, a favor de um homem que muito deu à festa: João Luís Branquinho, vulgo, Luís da Branquinha. Companheiros de lides, amigos diversos e aficionados quiseram homenagear um dos seus, e que ao longo de quase quarenta anos, vestiu a jaqueta de forcado de forma brilhante em três grupos: Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Amadores de Beja.

Os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Ana Baptista, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Manuel Lupi e o amador António Prates, associaram-se à iniciativa que contou com quatro grupos de forcados: A Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo, Amadores de Beja e uma selecção de Velhas glórias, capitaneadas por João Marujo Caixinha, o qual, a par de entidades locais e do conceituado crítico taurino, Dr. Vasco Lucas, fazia parte da comissão de honra e organizadora do evento. As ganadarias de Conde Cabral, Lupi, Vinhas, Fernandes de Castro, Prudêncio, Dias Coutinho, Assunção Coimbra, Canas Vigouroux, Sousa Andrade e João Ramalho, enviaram gentilmente os seus animais, afim de que o espectáculo se realizasse com a pompa que a circunstância exigia.

Os forcados João Fialho e Hugo Santana, defenderam com dignidade a jaqueta do GFAB, já que e não obstante ambos terem concretizado à segunda tentativa, mostraram saber nas emendas realizadas. João Fialho, ajudado por Gonçalo Valente, recuou de forma deficiente deixando a cara do toiro descoberta, não conseguiu reunir a jeito: Na segunda tentativa, entendendo-se bem com o seu opositor, corrigiu com técnica, tendo todo o conjunto estado em “su sítio”a pega concretizou-se vistosamente. Ao grupo de Beja, competiria a tarefa de pegar o último da tarde, função que coube ao forcado Hugo Santana. Um toiro de Dias Coutinho, com elevados problemas de visão, não permitiu ao forcado concretizar o seu primeiro intento, fazendo-o com êxito à segunda tentativa. De registar que esta pega contou com a esforçada participação das velhas glórias Joaquim Brito Paes e António Brito Costa, a rabejar e a ajudar nas terceiras, respectivamente: Na primeira ajuda esteve Rodrigo Chaves, secundado por Vasco e Diogo Brito Paes.

No grupo das Velhas Glórias, não conseguimos registar o nome de todos (perdoem-nos a omissão involuntária de alguns), mas não podemos deixar de lembrar aqui para além dos já citados, João Caixinha, Joaquim Brito Paes, António Brito Costa, também José Miguel Saturnino, João Lira, José Pedro Faro, Francisco Cano, Luís Brissos, Francisco Costa, Blê, José Luís Zambujeira, os quais envergando as suas velhas e debotadas jaquetas, quiseram mostrar a sua amizade e admiração a um amigo e companheiro que atravessa neste momento, um estado de saúde menos bom: Entre abraços emocionados, manifestou-se o espírito e a fraternidade que sempre foram os principais dotes que os forcados que têm passado de geração em geração e estamos certos assim continuarão.

 O Grupo de Forcados Amadores de Beja, saiu da praça do Montijo com uma prestação digna e aceitável, o que julgamos ter sido importante, para o seu futuro já que se trata de uma das praças mais emblemáticas de Portugal onde a aficion e a crítica muito contam. Vai o grupo fechar a temporada de 2011, igualmente numa praça de nomeada: aquela que se auto intitula de catedral do forcado, Évora. Todos desejamos que seja uma tarde de êxito e glória, tal como o foi, aquela do concurso de cernelhas e na qual o grupo se afirmou categoricamente. Até lá e para lá……. Sorte moços!

Um abraço do Joaquim Estevens ……. 11.10.2011

1 comentário:

Anónimo disse...

http://joaosilva.smugmug.com/Temporada2011-1/Montijo-9-Outubro/19437324_JwpMGR#1521856493_Lt73hrW Reportagem completa montijo!

Abraço! Rodrigo