Elementos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Corrida de Garvão por Joaquim Estevens

Corrida da Feira de Garvão 2011.
Perdem-se na voragem dos tempos as origens da Feira de Garvão, havendo registos remotos de que já o pastor Viriato, o dos Montes Hermínios, terá estado na feira para ai negociar os seus rebanhos de ovinos. Na idade média, por via de uma dinâmica comunidade judaica aí localizada, a Feira de Garvão terá tido uma importância muito relevante para toda a região do Sul. Segundo vários historiadores, por volta do século XIV, Garvão pagava ao rei (D. Dinis) mais impostos que Ourique, tal a sua importância económica na região, proveniente dos seus consideráveis recursos agro pecuários, que diga-se em abono da verdade, felizmente, ainda hoje se mantêm. Com foral concedido por El Rei D. Manuel I em 1512, foi vila e sede de concelho até quase ao século XIX, sendo actualmente uma rica e importante freguesia do concelho de Ourique, que anualmente e por esta ocasião se engalana para promover e realizar aquela que é uma das mais importantes feiras do Alentejo.
Exposições de gado, bovino, ovino, suíno e equino, mostrando os mais apurados elementos de cada raça, variados espectáculos equestres tal como de música e variedades, tasquinhas e gastronomia, fizeram durante três dias, as delícias não só da população local como também dos inúmeros forasteiros que aí rumaram. Como já noutras alturas dissemos, a Festa Brava, a Festa dos Toiros está intimamente ligada à cultura e à etnografia do Alentejo e assim sendo, neste particular, obviamente, não podia faltar a já habitual corrida de toiros, até porque a Vila de Garvão possui tradições taurinas e conta com uma acolhedora praça, a qual ostenta o nome do saudoso ouriquense, Dr. António Semedo.
Numa tarde com as temperaturas a lembrar que o Verão está próximo, o público não se fez rogado, quase lotando o simpático e cuidado tauródromo, para ver e aplaudir os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Sónia Matias, que lidaram um vistoso e bem composto curro com quatro anos, de Varela Crujo: Os grupos de forcados de Cascais e Beja, cumpririam a função das pegas. Na direcção, fácil, da corrida esteve António José Martins assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Antunes.
A participação do Grupo de Forcados Amadores de Beja, nesta que foi a sua segunda corrida da época, teve nota e saldo positivo, já que as pegas realizadas foram do agrado do público tendo os forcados acompanhado os cavaleiros nas respectivas voltas ao redondel. Olavo Baião, não abriu da melhor forma, pegou à segunda tentativa, um toiro com cerca de 450 Kg, o qual logo à saída dos curros mostrou força e determinação. O grupo no seu conjunto esteve com garra, fechando-se com eficiência ajudou na perfeição, permitindo dissimular alguma imperfeição do forcado da cara no momento da reunião. No quarto da tarde, falso como geralmente são todos os mansos, com muito sentido e que andou a lide quase toda desligado do cavalo, caberia ao forcado Hugo Santana a função da pega, tarefa que executou com brilho e distinção à primeira tentativa. Hugo Santana, o nosso “Moldavo”, pegou este toiro de córnea bonita, aliás como todos os seus irmãos de curro, sustendo com muita técnica a sua alta investida: Na cabeça do animal e bem fechado de braços, foi importante a primeira ajuda dada com muito rigor, por Rodrigo Chaves, tal como as segundas dos irmãos Mauro e Márcio Lança. O cabo Manuel Almodôvar que já havia rabejado e bem os toiros que haviam tocado a seu grupo, quis mostrar aos seus rapazes, à aficcion e aos seus pares que ainda tem uma palavra a dizer na arte de pegar e ir à cara dos toiros e a isso se dispôs, com raça e valentia, saltando à praça para pegar o último da tarde, talvez o mais corpulento e igualmente bem apresentado dos Varela Crujo. Citando bem, com à vontade e dando vantagem, reuniu com precisão: Após a reunião o toiro pôs a córnea em alto, levando o forcado em vistosa viagem até às tábuas. Álvaro Sampaio, cumpriu como sempre o lugar de primeira ajuda e a parelha dos irmãos Mauro e Márcio, está a revelar-se um caso sério de verdadeiro sucesso. António Merino, Luís Eugénio (Leiria) e Gonçalo Valente, firmaram-se com brio a dar terceiras ajudas e Miguel Nuno Sampaio, rabejou bem, dentro do seu já conhecido estilo. Caso tivesse havido o habitual concurso de pegas, estamos em crer que a prestação de Manuel Almodôvar, não deixaria qualquer dúvida ao júri.
Os rapazes do GFAB com a humildade que os caracteriza, saíram de Garvão de cabeça erguida e satisfeitos por a sua actuação ter sido digna e notável, escrevendo assim mais uma página do seu historial, o qual se quer longo e duradoiro.
Querendo continuar a acompanhar o Grupo de Forcados Amadores de Beja, despedimo-nos com amizade até à próxima corrida: Para lá e até lá …. Sorte Moços!
Um abraço do Joaquim Estevens , 15.Maio.2011

7 comentários:

Anónimo disse...

http://www.naturales-tauromaquia.com/fotos/garvao/

Aqui também há fotos da corrida. O manuel tem uma mta boa.

Abraço rodrigo

Anónimo disse...

Queremos fotos sff.. lol

Mauro Lança

Anónimo disse...

As fotos do site ingles:
www.johnoliversphotography.com

Acho q ainda n tão lá as de garvao, mas estão la fotos da corrida d santana da serra aljustrel, etc.. Dos anos anteriores

Abraço Rodrigo

Anónimo disse...

O bentinho anda a dormir em serviço

Joaquim Estevens disse...

Queridos amigos:
Sem nos darmos conta, estamos a prestar a melhor das homenagens ao nosso querido amigo que há pouco nos deixou: Nuno Cirne partiu e já sentimos vivamente a sua falta. Nuno Cirne era exímio no empenho e arte de captar "aquela" imagem, para mais tarde recordar e felizmente captou e mostrou-nos muitas, quer em treinos quer em corridas( ATENÇÂO: Não estou a menosprezar outros que também têm tido essa preocupação de fotografar o grupo e oxalá continuem). Haja alguém que assuma o "compromisso" de fazer mais "retratos" do nosso grupo: Os amigos e acompanhantes do GFAB, agradecem MUITO! Um abraço do Joaquim Estevens.

Anónimo disse...

Boa noite!

As fotos de Beja e Garvão só amanha é que vão ser publicadas pois só hoje é que as fui buscar.


Peço desculpa pelo atraso.

Abraço Bentinho

Anónimo disse...

tudo a cascar no bentinho.. querem fotografias pra meter no facebook e as gatinhas irem ver é? sabem tanto meus filhos! sempre a sacar!

grande abraço guilherme