Elementos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Corrida da Ovibeja - por Joaquim Estevens

Corrida Ovibeja 2011
É sempre com satisfação e orgulho que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, pega na praça da sua terra, a centenária José Varela Corujo, perante o seu público e os seus aficionados. Recorde-se que foi justamente numa corrida por ocasião da Ovibeja que o grupo se estreou, numa praça desmontável instalada nas imediações do certame, fazendo a sua primeira actuação no taurodromo pacense em Agosto de 2008: Por tudo isto, a corrida da Ovibeja tem sempre um significado especial para os forcados do grupo de Beja. A corrida de Sábado, foi a primeira da temporada para o grupo, que se apresentou cheio de raça e vigor, resolvendo as situações com aquele brilhantismo a que já nos vem habituando, compartilhando cartaz com os amadores de Moura e Cascais.
Com cerca de meia casa, foi lidado um curro de toiros, do senhor Eng. António Silva, com três anos, com boa apresentação e peso e com bravura aceitável. Os cavaleiros, Tito Semedo e Sónia Matias sofreram aparatosas quedas, tendo a cavaleira da Costa da Caparica, sido conduzida ao hospital para realizar alguns exames médicos. Daqui lhe endereçamos o nosso cumprimento e os votos de rápidas melhoras.
Os forcados de caras, João Fialho e José Miguel Falcão, estiveram em dia sim, consumando à primeira tentativa vistosas pegas, com o grupo a ajudar convenientemente. Álvaro Sampaio a dar as primeiras ajudas, esteve com aquela técnica que já lhe conhecemos. Os irmãos Márcio e Mauro, tal como Ricardo Soares e António Merino, estiveram em “su sítio”, como se diz na gíria, ajudando no tempo e lugar certo. Como corrida em princípio de época, o Grupo mostrou que está preparado e com vontade para levar de vencida qualquer dificuldade que lhe surja.
Não nos cabendo a nós fazer aqui uma análise ainda que sucinta do espectáculo, ousamos dizer que o mesmo não decorreu da melhor forma, evidenciando-se alguma benevolência na direcção da corrida, tal como uma deficiente interpretação do regulamento, por parte de algum público e artistas. A festa dos toiros fica sempre prejudicada com ocorrências como a que se passou no Sábado. Na história da tauromaquia, não faltam relatos de colhidas, pelo que em respeito pelo público pagante, é importante haver critérios rigorosos e condutas honestas, por parte de todos os intervenientes na festa!
Em Garvão, no próximo Sábado lá estaremos, procurando transmitir-vos aquela força anímica sempre essencial e motivadora. Até lá e para lá ……. Sorte moços!
Um abraço do Joaquim Estevens

3 comentários:

Anónimo disse...

nao ha fotografias da corrida?

Anónimo disse...

Então não á umas fotos da corrida...ao menos do OPEL!!!

aBR.Merino

Anónimo disse...

entao e as fotos n aparecem?