Elementos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Crónica da Corrida de Entradas

ENTRADAS – X GRANDE CORRIDA RÁDIO CASTRENSE – 24 DE JULHO.

Pela segunda vez, o Grupo de Forcados Amadores de Beja fez cartaz na já tradicional corrida de Entradas, a qual, afirmada no calendário tauromáquico da nossa região, se insere nas festividades locais em honra do seu santo padroeiro: Santiago!
Parabéns à Rádio Castrense, que vem, desde há anos, promovendo e divulgando a festa de toiros, não se poupando a esforços de vária ordem, para compor os cartazes com figuras de primeiro plano.
António Telles, Tito Semedo e António Maria Brito Paes, lidaram na edição de 2009, um curro de toiros Cunhal Patrício: Os grupos de forcados de São Mansos e Cascais, dividiram com os Amadores de Beja a tarefa das pegas.
Dois prémios em disputa: Melhor lide a cavalo e melhor pega.
Os Cunhal Patrício, deram boa conta de si, mostrando presença e bravura q.b. possibilitaram a cavaleiros e forcados actuações de bom nível: Na lide a cavalo, António Maria Brito Paes foi o justo triunfador, com destaque no ultimo da noite, que toureou com muito saber e arte. O júri, atribuiu o prémio para a melhor pega, à prestação do Grupo de São Mansos no quarto da noite.
Respeitando a ordem da antiguidade, tocaram ao grupo de Beja, o terceiro e o sexto da noite. José Miguel Falcão, citando bem e com à vontade, não conseguiu quer à primeira, quer à segunda, concretizar a pega, vindo a consegui-lo à quarta tentativa, em sorte de recurso e a sesgo com ajudas notoriamente carregadas. Em nossa modesta opinião, pensamos que o toiro não foi, desde inicio, colocado no melhor sitio o que em muito dificultou a consumação eficiente da pega, na primeira e segunda tentativa: Um reparo para as ajudas que ao contrário do que se esperava e precisava, não foram prontas e eficientes, evidenciando algumas faltas que urge corrigir e que por certo no futuro não se verificarão.
Com o publico notoriamente satisfeito e encantado pela excelente actuação do jovem cavaleiro Brito Paes, no sexto toiro da corrida, caberia ao forcado Hugo Santana (o nosso moldavo) a missão de fechar o espectáculo da melhor forma, executando à primeira tentativa, uma pega vistosa e tecnicamente perfeita, com a ajuda impar de Alvaro Sampaio secundado por todo o grupo de maneira precisa e coesa.
Já aqui, tal como em outras ocasiões, temos dito que nem sempre as coisas correm bem ou hão-de correr sempre bem, mas nem por isso o Grupo, pode ou deve baixar o seu empenho e dedicação; Há que transformar os desaires em lições e ensinamentos para o futuro com vista a vencer outras dificuldades. É necessário que todos quantos envergam a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Beja, tal como todos aqueles que o acompanham, tenham absoluta consciência que não há corridas fáceis ou de menor responsabilidade. Estamos certos, que tal como até aqui, o Cabo Manuel Almodôvar, saberá congregar à sua volta, forcados com força e valor para levar de vencida as próximas corridas e alcançar os merecidos êxitos. Ante a vaidade bacoca de alguns e o espírito derrotista de outros, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, estamos em crer, apresentar-se-á com humildade e redobrada confiança !
Avizinha-se o mês de Agosto e como atrás se disse, não há corridas fáceis ou dificeis: Há corridas ! Na Figueira, em Beja, em Castro Marim ou em Messejana … disfarçando o nosso “nervoso miudinho” lá estaremos convosco incentivando-vos e apoiando-vos sempre; Até lá ……… Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens

Sem comentários: