Elementos

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jantar de Natal

Jantar Convívio de Natal 2008, do Grupo de Forcados Amadores de Beja.

Decorreu em ambiente de são convívio e fraterna amizade o Jantar de Natal, promovido pelo Grupo de Forcados Amadores de Beja, no passado Sábado, dia 13 de Dezembro. A Pousada de São Francisco, acolheu numa das suas lindas salas para o agradável repasto, para além de inúmeros forcados actuais antigos forcados, ganadeiros, aficionados e amigos do Grupo, cuja boa disposição, simpatia e calor humano, em muito contrastava com o ambiente exterior de muito frio (ou não se estivesse no mês de Natal).
Esmerou-se a organização do evento para que tudo estivesse em “seu sítio”: Pensamos ser justo, deixar aqui uma palavra de estímulo e agradecimento às grandes amigas e aficionadas LENA CAVACO e CATARINA MARTINS, pela forma sempre empenhada como acompanham a vida do Grupo: Também esta realização teve o seu “toque”, obviamente não esquecendo outras colaborações. Não nos cabe a nós falar em nome do Grupo, mas mesmo assim, pelo temos presenciado, ousamos dizer-lhes: BEM HAJAM, MUITO OBRIGADO e CONTAREMOS SEMPRE CONVOSCO!
Entenderam e muito bem a Organização e Direcção da Associação, aproveitar a oportunidade para homenagear e distinguir algumas figuras relacionadas com o Grupo de Forcados Amadores de Beja, que ao longo da temporada agora finda, lhe mereceram particular destaque: Assim, premiou de forma simples e sincera: a revelação, a juventude, a amizade, a entrega, a dedicação, o forcado do ano e o prestigio, convidando algumas personalidades presentes para fazerem a entrega dos respectivos prémios aos distinguidos. O Álvaro Sampaio, foi entregue o prémio Revelação, pela sua evolução ao longo da época. O prémio Juventude foi atribuído ao forcado Ruben Leitão, o qual foi entregue pelo representante da Ganadaria Varela Crujo: Este prémio reveste-se de particular importância porquanto é dedicado ao futuro do Grupo, sendo por isso de esperar a sua continuidade.
Esteve bem a organização, quando instituiu um Prémio Amizade.... Continuou a estar bem, quando entendeu convidar alguém para entregar esse prémio: Achámos, muito simpático convidar o Sr. Ganadeiro António Lampreia para entregar o prémio muito justamente atribuído à Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, ilustre madrinha que muito se tem dedicado ao grupo em coração e amizade. Ao antigo forcado do Grupo de Beja, António Brito Costa, caberia entregar o prémio a José Maria Horta, alegremente conhecido nas lides por Zé Maria Brincheiro: a ele foi destinado o Prémio “Entrega” o qual expressa o reconhecimento pela sua entrega, amizade e humildade com que vive no mundo dos toiros. O prémio “Dedicação” distinguiu alguém que não sendo forcado actualmente, dedicou a vida ao grupo e sempre lhe transmitiu palavras de carinho, ensinamento e motivação: falamos de Joaquim Brito Paes, cujo prémio lhe foi entregue pela mãe do Forcado Gonçalo Valente, Maria de Deus Valente.
Forcado do Ano: João Fialho. Este prémio surge como consequência de todo o trabalho e dedicação ao longo da época: Obviamente que muitos se esforçaram por ganhar este prémio, assim sendo, espera-se que outros se façam merecedores do mesmo em futuras épocas. Achamos justa esta atribuição, na medida em que desde há tempo conhecemos a vontade, o querer e a grande humildade que caracterizam este forcado.
O prémio é merecido e espelha um exemplo a seguir: Parabéns João! Quem melhor que o cabo Manuel Almodôvar para entregar este prémio? Ninguém... só ao Manuel Almodôvar competia essa função: Parabéns também para ele pelo Grupo que dirige.
Por último foi entregue um prémio que representa a dedicação e a vida de um forcado: Sim, porque um forcado só deixa de o ser quando morre. O Prémio Prestigio foi atribuído a João Marujo Caixinha, 1º Cabo e fundador do Grupo. João Caixinha tem transmitido um infindável rol de conhecimentos e prestado toda a sua amizade e apoio
ao jovem e renovado Grupo de Forcados Amadores de Beja. Um acompanhante assíduo do Grupo, o antigo forcado José Miguel Saturnino, fez a entrega do Prémio Prestigio.
A madrinha, Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, uma vez mais e fazendo jus à sua amizade e dedicação, pronunciou palavras de muito apreço e simpatia para com o Grupo, fazendo igualmente a oferta de uma lembrança a todos os forcados.
Desnecessário será, referir que todas as entregas dos prémios descritos, foram sublinhadas com fortes e efusivos aplausos. Terminada a cerimónia, da entrega dos prémios seguiram-se algumas intervenções de vários forcados e convivas: Sendo os discursos alusivos à circunstância e ao grupo e porque se tornaria fastidioso, inumerar aqui todos, referimos sucintamente a intervenção do Cabo Manuel Almodôvar, o qual analisou em detalhe a prestação do Grupo ao longo da temporada e agradeceu a todos o apoio e amizade que tem dispensado ao Grupo.
Terminou assim e alegremente o Jantar de Natal do Grupo de Forcados Amadores de Beja; Desejamos que em 2009, possamos realizar de novo e com redobrada alegria e não menos glória, semelhante evento.
Para todos aqueles que tiveram a “pachorra” de ir lendo ao longo da temporada as minhas “croniquetas”, os meus sinceros Votos de um Santo e Feliz Natal.
Boas Festas …… moços ……um abraço do Joaquim Estevens 15.12.2008

1 comentário:

Anónimo disse...

sr estevens os meus parabens pelas suas cronicas. um feliz natal a todos