Elementos

domingo, 7 de dezembro de 2008

Final de Época

Fim de Época – Dezembro de 2008.

Quando em 2007, este Grupo de rapazes começou a dar os primeiros passos e afirmou a sua vontade e determinação em trazer de novo às arenas o Grupo de Forcados Amadores de Beja, desde logo e como é hábito (na nossa terra) se levantaram os costumados “velhos do Restelo”: Dizendo … tal não é possível; os tempos são outros, falta-lhes a experiência, isto e mais aquilo e este, e outro, e aquele e assim e assado, desta e daquela maneira, etc. etc. Enfim… o discurso, normal e a preceito para uma morte antecipada: Mas felizmente, as aves de mau agoiro voaram para bem longe e não poisaram na nossa árvore e assim sendo não resistimos à tentação de parafrasear o poeta: O homem sonha … Deus quer…. e a obra nasce ! O homem (o Manel) sonhou …. Envolveu outros e mais outros ( e também nós) no seu sonho…., e Deus tem ajudado e a obra ai está !
Bem hajam … todos quantos têm permitido e feito esse sonho realidade. Não nos cabendo a nós agradecer, parece-nos contudo de elementar justiça, deixar aqui um registo de elevado apreço e homenagem a todas as pessoas que muito contribuíram para o relançamento do Grupo. Um particular realce e destaque para a Exma. Sra. D. Maria de Fátima Brito Paes, madrinha do grupo, que desde a primeira hora deu todo o seu apoio, carinho e amizade a estes destemidos jovens. Igualmente de registar, a simpática colaboração e ajuda de outras figuras gradas da tauromaquia regional: Assim, testemunhámos a simpatia e agrado como o grupo sempre foi recebido pelos Ganadeiros, Exmos Senhores: José Baptista Corujo, António Lampreia, Ascenção Vaz, Álvaro Domeq , António Raul e Joaquim Brito Paes e Manuel Passanha Sobral , possibilitando nas suas propriedades, treinos e contactos com reses bravas. Talvez pequemos por omissão, mas não é essa a nossa intenção, se tal acontecer, queiram fazer o favor de nos desculpar!
Cabe aqui recordar o grande entusiasmo, alegria e sã convivência nos treinos do Grupo. A constante presença de antigos forcados, amigos e aficionados, estamos em crer, muito contribuiu para o salutar ambiente de confiança que o grupo vive. Não esquecemos a ansiedade e nervosismo, próprios dos mais novos e debutantes, ( que muitas vezes se estendeu à velha guarda ) que antecederam as Corridas, da Ovibeja … de Aljustrel .. da Vidigueira … de Vila Nova …. de Entradas e a estreia na Praça José Varela Corujo, pelo simbolismo e responsabilidade que carregava, e bem assim todas as que se lhe seguiram. Marcou o Grupo presença em doze eventos, sempre com uma postura digna que, estamos certos, a aficion e a critica especializada não deixou de registar. O Grupo de Forcados Amadores de Beja, fez a sua reentrada e reaparição na Festa Brava, pautando-se sempre por sentimentos nobres: A vontade, verdade e dignidade foram marcas constantes do Grupo, o qual, soube fazer das suas fraquezas força, dissimulou o medo com mérito e valentia e perante a arrogância e vaidade de alguns, ofereceu humildade, respeito e amizade, sabendo sempre estar à altura das suas responsabilidades, defendendo e honrando condignamente a sua jaqueta.
Decorrido o primeiro ano, “agarrados” os primeiros toiros, à 1ª, 2ª ou 3ª ….. , 2008, ano de estreia, ano de apresentação; foi o inicio de um caminho que se quer longo… feito com tardes e noites de alegria e glória onde também não faltarão outras para esquecer, mas a vida no mundo dos toiros é assim: há que estar preparado, aceitando a sorte!
Pela postura que o Grupo teve até aqui, certo é que se lhe apresentem no futuro corridas mais duras, mais pesadas e de maior responsabilidade: Acreditamos e como canta o fadista no memorável Fado dos Saltimbancos: “ O Grupo não vai abaixo …. Há-de ficar sempre bem e depois de jantar também …agarra o seu pifão … ….” Assim seja e assim o esperam os seus amigos e devotos acompanhantes. Este grupo de rapazes, graças à sua simpatia e dedicação tem sabido manter à sua volta uma verdadeira legião de amigos,
apoiantes e acompanhantes. Como em tempo escrevemos, sempre que um forcado se coloca frente a um touro, o coração de sua mãe contrai-se e aperta-se: Foram inúmeras as mães que ao longo da temporada acompanharam os seus filhos nestas lides. Bem hajam! Contamos estar connvosco também em 2009.
Dispensamo-nos aqui de analisar ou comentar as prestações individuais, já que isso e à nossa maneira, comentámos e falámos em seu tempo: Achamos em nosso modesto entender, que o saldo é largamente positivo e pelo que constatámos ao longo da época, estamos em crer que o Grupo de Forcados Amadores de Beja tem valor e valores para ocupar, tal como antigamente, um lugar de destaque no livro da forcadagem nacional, para orgulho e satisfação de todos os alentejanos. Assim, associamo-nos à citação, felizmente várias vezes ouvida: Parabéns ao Grupo de Beja !
Desejando-vos Boas Festas, terminamos como sempre:
Sorte moços ……. Um abraço do Joaquim Estevens

Sem comentários: