Elementos

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Corrida de Aljustrel - por Joaquim Estevens

Corrida da Feira do Campo – Aljustrel 2011.
No mês dos Santos populares, decorre na vila mineira baixo alentejana, a já tradicional Feira do Campo Alentejano. Como já bastas vezes referimos, a festa de toiros faz parte integrante de qualquer programa festivo, nesta época do ano em quase todas as localidades do sul do nosso país, tal a sua ligação à nossa cultura e à nossa etnografia: Ainda bem que assim é e oxalá que as autarquias e demais entidades continuem a apoiar estas verdadeiras manifestações da nossa identidade nacional, enquanto povo com passado e história.
A praça de Aljustrel, apresentando-se a três quartos, em tarde de sol e calor a fazer jus ao fim da primavera, recebeu os cavaleiros Tito Semedo, Marcos José e Bastinhas jº, que lidaram um curro de toiros com quatro anos de Varela Crujo, o qual, cumpriu de forma bastante agradável e homogénea, apresentando-se de carnes e aspecto cuidados e com bravura e nobreza q.b.
A tarefa das pegas esteve cometida aos Grupos de Forcados Amadores de Cascais e Beja, como aconteceu nas três edições anteriores, sendo que na corrida de 2011, a prestação do GFAB foi altamente meritória e digna de registo, inscrevendo assim mais uma nota alta no seu memorial.
Consumaram à primeira tentativa e com assinalável brilho, Guilherme Santos, Ricardo Castilho e Luís Barbio. Podemos dizer que o desempenho de Castilho foi de afirmação e confirmação do bom forcado que já é e com muito potencial para dar ao grupo. Guilherme Santos e Luís Barbio, deram testemunho do seu crer e vontade de pegar toiros, executando com valentia e rigor os ensinamentos que nos treinos têm recebido: Guilherme Santos, bem na cara do toiro, fechou-se como é seu hábito, à córnea com o grupo a ajudar de forma acertada. Ricardo Castilho, citou de largo, toureou recuando à maneira, reunindo bem, com Álvaro Sampaio a ajudar como é seu timbre e com todo o grupo a fechar de forma coesa. O último da tarde, coube ao jovem forcado Luís Barbio, que executou à primeira tentativa uma vistosa pega, cheia de garra e esplendor, já que o toiro se arrancou com pata e bravura, tendo-nos dado a ideia de ter tentado fugir ao grupo com o forcado bem fechado de braços e pernas: Aguentando os derrotes e viajando na cabeça do toiro, consumou-se a pega com a excelente entrada no tempo e local certo das segundas ajudas. Também nesta pega, o grupo esteve bem no seu conjunto, com toda a gente a saber o seu papel: parabéns por isso!
Dirigiu a corrida, sem quaisquer problemas, o antigo bandarilheiro António José Martins, coadjuvado pelo médico veterinário, Dr. Matias Guilherme. Julgamos ser de deixar aqui uma pequena nota para o piso da arena, o qual, em nosso modesto entender, estava demasiado solto e com terra a mais ou pouco compactada, o que podia ter sido prejudicial para os artistas apeados; quanto ao resto, menção honrosa para a organização e todos os intervenientes.
A corrida de Aljustrel foi a terceira da temporada para o GFAB: tal como nas anteriores o grupo soube estar à altura das suas responsabilidades, as quais, obviamente vão aumentando na razão directa dos êxitos que vai obtendo e sendo este ano a sua quarta época, toda a critica e aficion está expectante, pelo que se impõem cuidados redobrados. Estamos convencidos pelo que até aqui temos visto, que o cabo Manuel Almodôvar saberá com toda a consciência, humildade e determinação, conduzir os seus forcados aquele lugar que todos desejamos.
Com satisfação, despedimo-nos com amizade, até à próxima corrida: Para lá e até lá …….. Sorte Moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 12.Junho.2011

6 comentários:

Lena Cavaco disse...

Parabéns a todos aqueles que estiveram em praça em Aljustrel. Conforme é referido na crónica do Sr Estevens as responsabilidades e as exigências são cada vez maiores. Já não se desculpam os erros próprios dos principiantes. A todos os elementos do grupo pede-se entrega e decisão. Ao grupo pede-se que esteja bem em todas as corridas em que participar! Vêm aí mais corridas, cada uma delas deve ser encarada com responsabilidade e com toda a determinação e vontade de fazer MUITO BEM.
Cada um dos elementos do grupo deve preparar-se fisica e mentalmente para cada uma das provas que aí vêm.

O caminho do sucesso faz-se em todas corridas, mesmo naquelas que às vezes nos parecem de menor importância.

Parabéns ao Grupo de Beja!!!

Joaquim Estevens disse...

Permita-me, querida amiga: Eu acho que os parabéns são importantes para todos; Para os que se fardaram, para os que estiveram nas bancadas, para os acompanhantes e também para aqueles que por alguma razão não lhes foi possível estar presente.Toda a família, que queremos ser, se sente agradada e revigorada na sua auto estima. O afecto e o calor humano é muito importante para aqueles que pisam a arena e destemidamente enfrentam "o bicho". O acompanhamento e presença de todos, mesmo nas bancadas, "amolecem" as cornadas e dão mais força aos braços dos forcados.
De resto, tomo a liberdade de fazer minhas as suas lúcidas palavras. Joaquim Estevens

Anónimo disse...

http://www.jorgehsampaio.com/touromaquia/temporada-2011/aljustrel-11-06-2011/ mais fotografias

Anónimo disse...

alguem pode publicar as datas das proximas corridas que ja temos marcadas? obrigado

José Cabaça disse...

RESUMO DA CORRIDA DE TOIROS DE ALJUSTREL NO CANAL PLANÍCIE.
IR AO GOOGLE E ESCREVER CANAL PLANICIE:

Anónimo disse...

http://3.bp.blogspot.com/-NYYxqlyO4-8/Tid10P3KgGI/AAAAAAAAMiE/A0o7taBF8Ng/s1600/Montra+Beja+7+Ago.jpg


cartel pa beja! abraço guilherme