Elementos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festival de Beja - por Joaquim Estevens

3º Festival Taurino a favor da CERCI e do CENTO DE PARILISIA CEREBRAL de BEJA
Fazendo este pequeno apontamento sobre o evento em referência, não podemos deixar de referir que a solidariedade foi a tónica dominante num espectáculo dirigido pelo antigo bandarilheiro, senhor César Marinho, o qual decorreu de forma simpática e alegre, perante um público solidário que bem lotava seguramente mais de três quartos da centenária Varela Corujo.
Após o som do cornetim do majestoso José Henrique (Cornetim do Campo Pequeno), teve início o festival supra, devidamente abrilhantado pela Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense: Em praça os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol, Tito Semedo, Sónia Matias, António Brito Paes, os praticantes Miguel Tavares e Maria Mira e o novilheiro Sérgio Palita, acompanhados das respectivas quadrilhas. Pela forcadagem, os grupos de Cascais e Beja, repartiram o cartel. O curro lidado foi gentilmente cedido pelas ganadarias Veiga Teixeira, Brito Paes, Varela Crujo, Santa Maria, Ascensão Vaz, Santiago e Sobral, as quais, tal como todos os intervenientes, de forma generosa e filantrópica se associaram a esta nobre manifestação em prol daqueles cuja sorte lhes foi madrasta: Bem-haja todos. É gratificante verificar que a solidariedade não é palavra vã e que a gente da festa, a gente dos toiros, sempre esteve e estará ao lado das causas nobres, como já bastas vezes tem demonstrado.
Todos os cavaleiros, trajando com indumentária apropriada a festival, estiveram à altura dos seus pergaminhos, desenvolvendo vistosas e agradáveis lides as quais foram amiudadamente sublinhadas com os acordes da música, receberam do público os merecidos aplausos. Como é nosso hábito, foquemo-nos então na prestação do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Com a moral em alta e ostentando admirável brio, pode dizer-se que o GFAB teve uma tarde feliz, com três prestações de muito bom nível, sendo que as duas primeiras são boas promessas e a terceira uma confirmação: O grupo esteve confiado e determinado em qualquer das intervenções, evidenciando rigor e conhecimento.
Ao segundo da tarde, foi Francisco Santos, que executou com valentia uma pega à primeira tentativa num toiro de Santiago. A primeira ajuda de forma correcta e eficiente foi de Rui Saturnino que emocionadamente se despediu destas andanças, dando volta a arena com o forcado da cara e o cavaleiro Tito Semedo.
Por se haver inutilizado o quinto da ordem, da ganadaria Brito Paes e como manda o regulamento, couberam ao Grupo de Beja, os sexto e sétimo da tarde, já que o quarto tocaria em sorte ao novilheiro Sérgio Parrita. Se Francisco Santos esteve bem, também o jovem Francisco Sampaio foi à cara do toiro da ganadaria Varela Crujo, com muita raça e valor, arrancando também ele à primeira tentativa uma pega de boa nota. Álvaro Sampaio, esteve seguro a dar a primeira ajuda, enquanto Rodrigo Chaves e Ricardo Castilho nas segundas, cumpriam acertadamente o seu papel, tal como todo grupo que esteve na perfeição.
A jovem cavaleira praticante Maria Mira, toureou e encantou, levando da Varela Crujo nota positiva, pois mostrou que quer ter lugar no plano taurino nacional, o que certamente, estamos em crer, não demorará muito, tal a sua boa exibição: toureou de forma correcta, deixando a ferragem com sortes vistosas e bem rematadas às quais o público se rendeu aplaudindo devidamente. Encerrou a corrida o GFAB, com a actuação do forcado Ricardo Castilho, que não desprestigiou o seu grupo e os seus antecessores, realizando igualmente à primeira tentativa uma vistosa pega a um toiro de quatro anos da ganadaria Santa Maria. Uma vez mais, Álvaro Sampaio deu a primeira ajuda, também ela de muito bom nível como é seu hábito. Todo o grupo esteve bem, correspondeu e deu boa conta do seu ofício. O cabo Manuel Almodôvar, rabejou de forma eficaz e com precisão.
Dissemos em 2009 e sobre esta realização que a Corrida ou Festival era uma aposta ganha: Podemos reafirmá-lo, já que a aficion de Beja e não só, inscreveu no calendário taurino este evento como uma realidade empenhada e prestigiada, que se quer tenha continuação, tais os nobres fins com que se realiza.
Pensamos que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, merece os parabéns e a admiração de todos os aficionados, não só pela sua boa prestação mas também pela forma altruísta como sempre se tem associado a realizações desta natureza.
Na fase final da temporada, despedimo-nos calorosamente e em defesa da Festa Brava, até Santarém: Para lá e até lá …… Sorte moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 2010.X.18

3 comentários:

Anónimo disse...

Cadê os fotografos?
Sr. Cirne, Sr. Fernandes.... onde estão os vossos trabalhos?
As máquinas são só para mostrar?
Não registam nada ? Ou está dificil o trabalho da "revelação" ?
Vá lá ....mostrem lá essas fotografias ou teremos de solicita-las à "concorrência" ?
Um abraço do
Joaquim Estevens.

Joaquim Estevens disse...

Se algum de vós, familiar ou amigo quizer ir connosco a Santarém, informo que ainda há uns quantos lugares. Partida às 7,30.
Preço ... (+/-) 15.00€.
Contacto:
Joaquim Estevens
TLM 917 265 337.
(Para ver 2 corridas: a da manhã e a da tarde. LEVEM O BI ou CARTÃO DO CIDADÃO para assinar a petição.
O grupo dos "cotas" leva farnel....
abeirem-se do autocarro e petisquem connosco !

Joaquim Estevens disse...

AMIGOS:
Confirmo o horário da partida para SANTARÉM, Sábado dia 23.
ÀS 07H 30M - AVENIDA DA PISCINA MUNICIPAL.
POR FAVOR: DIVULGUEM !
AINDA HÁ ALGUNS LUGARES.
15,00 €.
VIVA A FESTA BRAVA.
Joaquim Estevens