Elementos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Corrida de Serpa- Por Joaquim Estevens

Festas de Nossa Senhora da Guadalupe – Serpa – 2010
Mantendo a tradição, a velhinha Vila Branca, hoje cidade de Serpa, realizou no final de semana as habituais festas em honra da sua padroeira: Se é sempre agradável ir aquela simpática urbe, mais o é ainda, por altura dos seus festejos, já que , o acolhimento dispensado aos forasteiros é digno de registo e razão para voltar no ano seguinte.
Festival misto taurino, com cartel sério e entusiasmante para inicio de temporada, apresentando-se em praça figuras de primeiro plano da tauromaquia nacional, nas lides a cavalo, sendo que, também para o toureio apeado houve empenho na contratação . Das ganadarias Varela Crujo e Ascensão Vaz, chegaram os toiros, que os forcados dos grupos de Moura, Cascais, Cuba e Beja se encarregaram de pegar.
Espectáculo organizado pelos Bombeiros Voluntários de Serpa que decorreu de forma alegre e ordeira , sob a direcção do antigo forcado Agostinho Borges, o qual teve tarefa fácil, porquanto todos os intervenientes na festa, tiveram aceitável prestação e desempenho, proporcionando bons momentos taurinos. Não obstante, uma tarde de Abril, com uma temperatura a lembrar meses anteriores e a pedir algum agasalho, o publico não se fez rogado, lotando quase completamente a desmontável, que apresentou piso cuidado
Como já em outras ocasiões temos referido, não nos cabe a nós fazer aqui qualquer apreciação ou critica às prestações dos toureiros ou forcados, centrando-nos, isso sim , na actuação do Grupo de Forcados Amadores de Beja, procurando que as nossas palavras, sejam sempre entendidas, como mais um elo de ligação entre todos os elementos e acompanhantes do grupo.
Assim sendo, vivemos com emoção a actuação do Grupo, neste Sábado de Páscoa: Foi gratificante ver a afirmação de um jovem forcado, que desde há muito se vinha manifestando uma promessa digna de registo. Miguel Nuno Sampaio, de seu nome, deixou nesta tarde de ser promessa, passando à condição de forcado da primeira linha, tal a vontade e o crer, que de forma galharda mostrou na pega que realizou. O último da tarde para o cavaleiro Manuel Telles Bastos, da Ganadaria Ascensão Vaz, saiu com peso e apresentação, não tanto em bravura recolhendo-se por vezes em tábuas, mas o descendente da Herdade da Torrinha, soube dar-lhe a lide adequada, toureando ao som da musica e colhendo merecidos aplausos. Terminada a actuação do cavaleiro, caberia ao jovem Miguel Nuno Sampaio, fechar o espectáculo: Eis que o fez com a chave de ouro, já que consumou, no dizer dos entendidos, uma pega vistosa e tecnicamente perfeita, viajando na cabeça do toiro soberbamente fechado à córnea. Boa prestação das segundas ajudas.
Pode dizer-se que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, começou a época com o pé direito: No entanto os êxitos alcançados são sinónimo de maior responsabilidade e exigências, para o futuro, para as quais há que estar preparado. É nossa convicção que a rapaziada que enverga hoje a jaqueta do Grupo de Beja, saberá sempre defende-la, prestigiá-la e honrá-la com brio e distinção, como até aqui, para gáudio e satisfação dos seus amigos e acompanhantes.
Parabéns ao Miguel Nuno, parabéns ao Cabo Manuel Almodôvar e parabéns ao Grupo de Beja: A prestação do Grupo em Serpa, para alem de ter sido extraordinariamente motivante, estimulante e encorajadora a nível interno, estamos em crer, permitiu que o mesmo se afirmasse uma vez mais, condignamente entre os seus pares.
Esperando e querendo continuar a acompanhar-vos, despedimo-nos como habitualmente:
Sorte Moços …….
Um grande abraço do Joaquim Estevens !

Sem comentários: