Elementos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Crónica da Corrida de Alenquer

Domingo, 24 de Maio de 2009.

Alenquer, a bonita cidade do Triana, festejou e realizou por estes dias, a sua tradicional Feira da Ascensão; oportunidade para o Clube Taurino Alenquerense, promover e organizar um Festival Taurino de homenagem ao senhor Eng. Francisco Goês, o qual, foi em vida, um dos mais importantes dinamizadores da Festa Brava naquele concelho.
Festival taurino com seis cavaleiros, havendo a destacar Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas: Três grupos de forcados: S. Mansos, Alenquer e Beja, encarregaram-se de pegar um curro composto por animais de várias ganadarias. Comportamentos aceitáveis, do primeiro, do quinto e do último da tarde, já que os outros, muito ficaram a dever, quer à bravura, ao peso e à apresentação, muito embora se estivesse em presença de um curro de novilhos / toiros.
A estreia do Grupo de Forcados Amadores de Beja, na Praça de Alenquer, cumpriu-se com a actuação do jovem e promissor forcado, Miguel Nuno Sampaio, que executou uma pega sem dificuldades à segunda tentativa, já que à primeira e devido ao mau estado do piso, não conseguiu recuar e receber o novilho de forma adequada: Corrigiu de forma eficiente, mostrando garra e vontade, sendo ajudado a tempo e com saber por Rodrigo Chaves.
O sorteio assim o ditou: para ultimo da tarde, saiu o animal com mais peso e melhor apresentação; manifestou-se sério, nobre e rápido na investida, possibilitando ao mais jovem cavaleiro, Tiago Moreira, ferros com boa nota. Ao Ricardo Castilho, coube a missão de fechar a corrida: Citou de largo, não conseguindo todavia, aguentar-se na cabeça do toiro, não por sua culpa, mas sim, talvez por ligeiro atraso das ajudas que não se fecharam eficazmente (estamos em crer, como acima se disse, pelo mau estado do piso) de forma a segurá-lo na viagem; consumou a pega de forma alegre, vistosa e com muito brilho à segunda tentativa, com todo o grupo a ajudar bem e a tempo, com bastante segurança e coesão. Rui Saturnino esteve brilhante a dar primeiras, pelo que foi chamado à arena.
Cumpriu-se assim a quinta actuação do Grupo de Forcados Amadores de Beja, na época de 2009: Como era de esperar, uma vez mais e com aquela humildade que nos caracteriza, o Grupo esteve bem! Não tendo esta corrida sido uma corrida de elevada responsabilidade, foi a mesma importante para o Grupo, como outras idênticas que se lhe hão-de seguir, porquanto, dão ao cabo Manuel Almodôvar, a possibilidade de rodar e transmitir confiança aos mais novos, com vista aos embates mais pesados, que por certo haverão um dia nos tocar em sorte. Nota positiva para o Grupo de Forcados Amadores de Beja; moços francos e decididos, onde impera uma alegria contagiante, a qual tem cativado outras gerações: Bem hajam e no próximo Domingo, dia 31, em Santiago do Cacém, essas outras gerações, lá estarão convosco.
Até lá ……… Sorte moços …… Um abraço do
Joaquim Estevens

Sem comentários: