Elementos

segunda-feira, 2 de março de 2009

Actividades de Pré Temporada - Preparação da época 2009

Actividades de Pré Temporada – Preparação da época 2009

Já vem de longe a tradição de se realizarem pelo Carnaval festejos cómico-taurinos. Na nossa cidade, outrora, alguns ocorreram, sendo celebres as actuações, entre outros, do Grupo Charros Alentejanos, do El Lagartixa, etc. etc. Os forcados sempre andaram ligados a estas actividades, pelo que aqui se recorda a actuação de um Grupo Juvenil do GFA de Beja, na saudosa Praça de Toiros de Cascais, corria o ano de 1977 (se a memória não nos falha): Enfim …. recordações que guardaremos sempre com uma saudade indescritível. Voltemos à actualidade dos nossos dias:

Realizou o Grupo de Forcados Amadores de Beja e em boa hora, uma Garraiada de Carnaval, no Sábado, dia 21 de Fevereiro; Espectáculo cómico e alegre que correu da melhor forma, com um público, convidado, que acorreu em bom número e que viveu momentos muitos agradáveis e hilariantes, tal a qualidade e desempenho dos participantes. A organização empenhou-se para que o evento tivesse êxito: Sim senhor …. Consegui-o, pelo que está de parabéns !
Seguiu-se aquele sempre agradável repasto de convívio e retemperador de forças !

No dia de Carnaval, com um Sol maravilhoso e com uma agradável temperatura, na Quinta do Castelo, ali para os lados da Salvada e à beira do Guadiana, realizou-se a primeira Montaria do Grupo de Forcados Amadores de Beja. Referimos, primeira montaria, já que, ficámos com a firme convicção que também este evento “tem pernas para andar”, pelo que certamente em 2010, se poderá realizar outra Montaria aos Javalis. Apresentaram-se ao sorteio das portas, vários convidados e amigos do Grupo, tal como alguns forcados do grupo, que para além do gosto pelos toiros, são amantes da natureza e bons praticantes de caça grossa. Se nas corridas, destacamos quem se evidencia, neste particular e nesta organização, merecem destaque entre outros, Manuel Almodôvar, José Maria Brito Paes, Diogo Brito Paes, José Maria Horta e José Miguel Falcão. Também aqui, foi importante a colaboração e orientação do antigo forcado Joaquim Brito Paes, que tendo sido um forcado de nomeada, é um experiente praticante de Caça Grossa, o qual dispensou a este empreendimento toda a sua colaboração e saber. Se nas corridas se contabilizam as pegas realizadas, nas montarias, contam-se os animais abatidos: Assim, desta feita, foram abatidos oito javalis, tendo cabido ao forcado Diogo Vilhena, a proeza de abater o maior exemplar, o qual, no dizer dos entendidos, era um “navalheiro” já com alguma idade. Dirigiu a montaria, o Sr. José Falcão, que no inicio da mesma, fez o discurso e recomendações alusivas ao acto: Felizmente, tudo correu de feição, quer aos convidados quer ao Grupo, com um bom almoço a finalizar uma excelente e agradável jornada de caça. Um bom dia no campo, convívio salutar entre novos e velhos, convidados e forcados, histórias de caça, etc.: O mote está dado ….. Parabéns ao Grupo de Beja e que venha a segunda montaria ou outra qualquer actividade de campo (e porque não, uma largada …. Pombos, perdizes, ???).

E o mês de Fevereiro não podia terminar da melhor forma: A Ganadaria Varela Corujo, na Herdade do Monte do Outeiro, recebeu o Grupo de Forcados Amadores de Beja, proporcionando-lhe mais um treino com vista às responsabilidades que se avizinham. Foi este o primeiro treino do Grupo, nesta ganadaria, após o desaparecimento do Sr. José Baptista Corujo.
Deixamos aqui o preito da nossa homenagem a uma pessoa que sempre abriu as portas da sua casa ao GFAB.

O ferro Varela Corujo é também usado na coudelaria com o mesmo nome, pelo que, antes de se iniciar o treino, decorreu uma ferra de poldros , filhos de éguas VC, dos quais, certamente alguns virão a ser verdadeiras maravilhas, quer na equitação quer na tauromaquia, para honra e glória dos seus proprietários: Assim o desejamos !

Antes de iniciar o treino, o cabo Manuel Almodôvar, fez ao grupo os reparos que entendeu e julgou convenientes, na medida em que a época vai ter o seu inicio a 4 de Abril em Cuba, não podendo o Grupo baixar os braços ou perder a consciência das suas obrigações. Estiveram em pega, três vacas e um novilho, que possibilitaram vários exercícios: Caras, ajudas, primeiras, segundas, rabejar, sernelha, etc. Ensaiaram-se vários forcados nos vários lugares que cada qual terá de defender aquando o grupo saltar à arena. Vimos boas caras e boas ajudas, quer primeiras quer segundas, com o grupo a agir de forma coesa e homogénea. Confirma-se assim, se necessário fosse, a extrema importância dos treinos: Por um lado, para que o Cabo vá tomando o pulso aos seus homens e por outro para que estes se vão familiarizando e ganhando cada vez mais espírito de grupo. As rezes com muito boa apresentação e bravura permitiram um treino óptimo com vista às próximas corridas, sendo que Março passa muito rapidamente, e 4 e 11 de Abril são datas já muito próximas: Em Cuba e em Serpa, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, irá estar com aquele brio e aquela dignidade que lhe são peculiares, esperando-se para a corrida da Ovibeja a 2 de Maio, a reconfirmação do seu valor !
Encontrar-nos-emos antes de Cuba: Até lá ………. Sorte moços !
Um abraço do Joaquim Estevens .

Sem comentários: