Elementos

terça-feira, 27 de setembro de 2011



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Corrida de Ferreira - por Joaquim Estevens

Corrida de Ferreira do Alentejo – Setembro de 2011.
Com organização conjunta do Grupo de Forcados Amadores de Beja e dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, ocorreu aquela já tradicional corrida de toiros, integrada na Feira Anual daquela vila, à qual se vem muito justamente chamando de capital alentejana do regadio.
Os cavaleiros de alternativa, Victor Ribeiro, Filipe Gonçalves e António Brito Paes, acompanhados do praticante João Soller Garcia e respectivas quadrilhas, abriram praça à hora anunciada (16 Horas). Segundo o cartaz, lidavam-se, sete imponentes toiros da ganadaria de Ascenção Vaz, que os grupos de forcados de Cascais, Arronches e Beja se encarregariam de pegar, tentando mostrar o melhor do seu empenho e arte, já que disputavam entre si honroso troféu.
Como é nosso hábito, guardamos para nós as apreciações sobre o desempenho dos grupos que compartem cartel como GFAB, pelo que, nos focamos unicamente e como sempre nas actuações dos nossos rapazes, capitaneados pelo cabo Manuel Almodôvar.
Como manda o regulamento, o terceiro da tarde que saiu manso e desinteressado para o cavaleiro da dinastia Brito Paes, coube ao forcado Hugo Santana a tarefa da pega: Concretizando à segunda tentativa, esteve longe daquilo que já nos mostrou. Hugo Santana citou bem, mas deixou alguma imprecisão no momento da reunião, que a ajuda pronta e eficaz do grupo relevou.
O quarto da tarde, por gentil consenso entre os grupos mais antigos em praça, Cascais e Arronches, foi dado ao GFAB para indicar o forcado da cara e respectivo primeira ajuda, num grupo formado por elementos dos três grupos. Representando e bem o grupo de Manuel Almodôvar, Bento Quadros e Costa e Rodrigo Chaves não deixaram os seus créditos por mãos alheias: Na cara, Bentinho esteve correcto: mandou e recuou com saber, dando Rodrigo Chaves aquela primeira ajuda necessária para uma boa consumação com todo o conjunto a entrar e fechar na altura certa.
A bravura deste curro com quatro anos de Ascenção Vaz, não era o seu forte, pois primou em demasia pela mansidão, não permitindo aos toureiros, não obstante o seu esforço, aquelas lides e actuações garbosas que os aficionados tanto gostam: O último da tarde não foi excepção e o cavaleiro Brito Paes, apesar de todo o seu esforço e entrega, não conseguiu transmitir às bancadas aquela emoção que já lhe temos visto. Neste toiro, o forcado João Fialho, ajudado por Gonçalo Valente, consumou sem brilho à primeira tentativa, porquanto a investida deste Ascenção Vaz foi fraca e sem alma, predicado que de uma maneira geral predominou em quase toda a corrida.
O troféu que esteve em disputa foi entregue ao forcado Fábio Mileo dos Amadores de Arronches, que enfrentou com determinação o segundo da tarde, talvez o mais aceitável do curro, lidado pelo cavaleiro algarvio que sem ter uma lide muito por ai alem, distribuiu a ferragem a contento.
Com a época taurina quase a chegar ao seu término, estamos em crer que o novo GFAB vai escrever mais uma boa página no seu historial, na medida em que na temporada de 2011 não tendo registado êxitos retumbantes também não mostrou falhanços ou actuações que o envergonhem, o que obviamente não pode deixar de ser motivo de orgulho e satisfação para todos quantos desde sempre o têm acompanhado.
Querendo continuar a acompanhar o GFAB, dizemos como é nosso hábito: Sorte Moços! Um abraço do Joaquim Estevens 18.09.2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fardação

A fardação para a corrida de Ferreira é na casa da família Santos (Guilherme e Quico) pelas 13 horas e 30 minutos.




Atenção aos atrasos!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Casamento do Marcio Lança - palavras de Joaquim Estevens

Foi lindo em Alenquer!
Quem enverga ou envergou uma jaqueta de ramagens, carrega consigo uma dignidade e uma emoção sem par, que se manifestam daquela maneira livre, espontânea e sincera, que caracteriza os homens de bem!
Um homem de bem e uma mulher de bem, uniram-se, naquela que queremos e desejamos, seja uma reunião para toda a vida!
Foi lindo em Alenquer, ver todo um grupo de amigos, estar ao lado do seu amigo, tal como em outras ocasiões, desejando-lhe nesta, toda a sorte deste mundo para enfrentar todas as futuras agruras da vida!
Foi lindo verificar que a amizade forjada no dia-a-dia, no campo, nas trincheiras e nas arenas, estava ali patente, mostrando laços de amizade e fraternidade que certamente vão perdurar pela vida fora: A vida dos homens dos toiros é assim…. Amigo do seu amigo, nos maus e nos bons momentos!
Foi linda e calorosa a homenagem que o Grupo de Forcados Amadores de Beja prestou ao Márcio Lança e à sua já esposa, aquando da sua entrada no salão do agradável repasto: O “hino” do grupo e a velhinha “Olha a noiva se vai linda” (e ia mesmo), foram soberbamente cantados! Gritou-se: Parabéns ao Grupo de Beja e esteve correcto, já que um dos seus elementos, acabava de entrar pela porta grande, numa arena cheia de responsabilidades, esta, tão ou mais difícil que aquelas que tem pisado!
O Márcio e a Susana, a exemplo de outros, encetaram no passado Sábado, uma vida nova que desejamos seja longa e feliz para satisfação e gáudio dos seus familiares e amigos: Fizeram-no com todo o enlevo e dignidade embevecendo todos os presentes, que tal como nós, não lhe regatearam felicidades!
Estamos certos que o Márcio e a Susana constituíram no passado Sábado, mais um elo daquela grande família que é a família taurina à qual muito nos orgulhamos de pertencer: Para eles, felicidades e longa vida cheia de saúde e muito ânimo para as pegas a que forem sendo chamados!
Despedimo-nos como é nosso lema: Sorte moços …. Até sempre!
Um grande abraço do Joaquim Estevens, 11.09.2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Albufeira - por Joaquim Estevens

Corrida de Albufeira
Com a época tauromáquica já a entrar na sua fase final, deslocou-se o Grupo de Forcados Amadores de Beja à praça de Albufeira na passada noite de 8 de Setembro, com o intuito e responsabilidade de pegar dois toiros da ganadaria Fernando Santos.
Noite amena, nesta cidade algarvia, que acolhe anualmente milhares de turistas, quer nacionais quer estrangeiros, para lá se deliciarem nas suas cálidas águas em gozo de merecidas e justas férias. O empresário da praça, Fernando Santos, presenteou os veraneantes que lotavam quase meia praça, com mais um espectáculo taurino onde actuaram os cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e o jovem Mateus Prieto; para um curro de quatro toiros, algo anovilhados e faltados de carnes mas que no geral cumpriu de forma razoável, estiveram os amadores da Póvoa de São Miguel e de Beja.
A Sónia Matias, n o segundo da noite, tocou-lhe em sorte um animal nobre e que se deixou tourear, proporcionando à cavaleira bons momentos de toureio, já que de forma nobre e colaborante, sempre foi pelo caminho correcto: Pena foi que o forcado Olavo Baião, não se tivesse entendido logo e de vez com o seu opositor, vindo a consumar a pega à terceira tentativa sem contudo, alcançar aquele brilho que podia ter sacado. Com o toiro a arrancar-se sempre de forma franca e decidida, esteve mal no momento da reunião, metendo as mãos desajeitadamente e quase em forma de principiante; quando corrigiu a sua postura, permitiu a entrada das ajudas com êxito. Neste particular, há a destacar João Afonso na primeira ajuda e Mauro Lança e Gonçalo Valente a segurar bem nas segundas ajudas.
A participação do Grupo de Beja encerraria o espectáculo da melhor forma, já que jovem Luís Barbio esteve com valor e seguro na cara, debelando com técnica a forma como o toiro meteu a cara. Boa prestação de todo o grupo, que ajudou de forma perfeita, reunindo e fechando com saber.
Como já por diversas vezes aqui temos dito, todas as corridas são de responsabilidade; pensamos isso sim, que existem umas mais pesadas e difíceis que outras. No caso presente, foi uma corrida que permitiu ao cabo Manuel Almodôvar, rodar alguns forcados mais jovens: Boa nota para os jovens Luís Barbio e João Afonso, que começam a evidenciar bons sinais e vontades para considerar na próxima temporada.
Como acima dizemos aproximando-se o final da temporada de 2011, estamos em crer que o Grupo de Forcados Amadores de Beja vai uma vez mais inscrever o seu nome de forma digna no panorama taurino: Assim o desejamos.
Encontrar-nos-emos em Ferreira do Alentejo: Como sempre, para lá e até lá…. Sorte moços! Um abraço do Joaquim Estevens 11.09.2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Corrida de Ferreira do Alentejo



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fardação

A fardação para a corrida de Albufeira vai ser na casa do Gonçalo em Albufeira, onde o grupo já se fardou em anos anteriores, pelas 20 horas.

Atenção aos atrasos!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fotografias da Messejana