Elementos

terça-feira, 31 de agosto de 2010


As fotos dos toiros para a Cuba estão em :
http://www.touradas.no.sapo.pt/currodetouroscuba.htm


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fim de Semana taurino - por Joaquim Estevens

Corridas de Lagoa e Garvão – 27 e 28 de Agosto de 2010.
Em noite de noite de intenso calor, actuou em Lagoa, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, alternando com o Grupo de Cascais e bem assim com os Académicos de Elvas. Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Marcos Bastinhas e Verónica Cabaço, lidaram toiros de Varela Crujo, que se apresentaram bem compostos e fazendo jus à sua origem: bem rematados de peso, córneas bonitas e no geral, bravura q.b.
Porque o tempo é de férias e escasseia quer para os aficionados quer para o “escriba”, vamos procurar ser breves neste nosso apontamento, relatando aquilo que nos pareceu mais significativo neste fim-de-semana taurino.
Assim em Lagoa e ao terceiro da noite, foi Mauro Lança o forcado que tentou a pega, aquele que, quanto a nós foi o toiro mais complicado da corrida; cheio de força e sentido, arrancando-se sempre com muita pata, exigia atenção e cuidados redobrados às ajudas, que não estiveram no seu melhor. Parece maldição, porquanto já na corrida de 2009, o experiente Mauro Lança, foi também traído por alguma falta de “calo” das ajudas, que nem sempre põem como deveriam a “carne na grelha”. Mauro Lança, esteve sempre bem na cara do toiro, não obstante, as três tentativas falhadas: Concretizou à quarta, com o grupo a tentar redimir-se da fraca prestação do conjunto. Menção especial para o desempenho do forcado Miguel Lampreia.
O último da noite, tocou ao forcado Ricardo Castilho, que esteve em bom nível, citando com técnica e saber, viajou na cabeça do toiro bem fechado aguentando com firmeza os seus derrotes. Na primeira ajuda, eficiente, esteve o António Merino secundado pelos Luíses, Picanço e Eugénio. Miguel Nuno Sampaio, rabejou com estilo. Bom desempenho de todo o grupo neste particular, tendo em nosso modesto entender, sido esta a melhor pega da corrida.
Terminava assim mais uma participação do GFAB, numa corrida em praça desmontável, com assistência a cerca de três quartos, onde os Varela Crujo impuseram a sua força e raça, “brindando” os forcados com algumas mazelas, felizmente ligeiras, próprias do ofício mas que em nada impediram a sua deslocação à aficionada Vila de Garvão, no dia seguinte para mais uma Corrida!
Pelas dezoito horas de Sábado, dia 28 e sob um sol ardente, em praça os cavaleiros Tito Semedo, Ana Batista, Filipe Gonçalves e Verónica Cabaço, tal como o matador Sérgio Parrita. Lidaram-se cinco toiros da ganadaria espanhola Villa Lobillos, anunciados como poderosos. Para as pegas, além do Grupo de Forcados Amadores de Beja, também o grupo de Cascais.
Miguel Nuno Sampaio, saltou à arena para pegar o segundo da tarde, o que viria a concretizar à segunda tentativa, já que da primeira vez, citando bem não recuou da melhor forma, pelo que não conseguiu suster a forte investida do seu oponente: Tendo corrigido eficazmente, executou uma linda pega, bem fechado na cara do toiro, com uma boa primeira ajuda de António Merino. Luís Eugénio e Ricardo Soares, estiveram no ponto, tal como os restantes elementos do grupo que cumpriram com exactidão nos seus lugares, tendo José Maria Brito Paes rabejado com vigor e estilo.
No último da tarde, cabe aqui dizer-se que não entendemos bem a prestação dos peões de brega na colocação do toiro para a pega, fazendo-o deselegantemente e com alguma desfaçatez, de dentro da trincheira e quase por especial favor. Pelas características do toiro, o cabo Manuel Almodôvar, mandou à cara o jovem forcado Guilherme Santos, ajudado por Rodrigo Chaves, com a dupla “Riqui e Leiria” nas segundas. Luís Picanço e os irmãos Brito Paes, seguraram atrás. Guilherme Santos, citando bem, não conseguiu fechar-se devidamente, não obstante todo o grupo ter ajudado de forma correcta. Numa clara demonstração de que o Grupo não pretende recolher louros indevidos, o cabo, pediu e mandou repetir a pega, já que na primeira tentativa o forcado havia saído da córnea do toiro. Nota alta para o cabo, já que nem todos os aficionados se aperceberam do perfeitamente desculpável incidente, demonstrando com a sua postura e atitude que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, está na festa dos toiros, com verdade e pela verdade, não se deixando intimidar ou envaidecer com falsos êxitos, por vezes tão tentadores e ali mesmo “à mão de semear”. À segunda tentativa, Guilherme Santos, concretizou com brio, aquilo que já havia prometido quando na primeira vez saltou à praça, com todo o grupo a dar conta do seu papel de forma brilhante.
Entrando-se na recta final da temporada, terceira do GFAB, pensamos que o mesmo tem sabido estar à altura das suas responsabilidades e que não tem de todo, defraudado as expectativas dos seus amigos e aficionados e está ganhando um lugar de relevo junto da crítica taurina. No próximo dia 4 de Setembro, estamos certos, muitos serão os que se deslocarão à simpática e castiça Vila de Cuba, para assistir a uma corrida séria com toiros Veiga Teixeira.
Obviamente, lá estaremos a acompanhar o Grupo de Beja: Para lá e até lá …. Sorte Moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 29.08.2010.

domingo, 29 de agosto de 2010

Corrida de Garvão

corrida de Lagoa

Campo Pequeno - Fotos de Nuno Cirne

Corrida de Beja - Fotos de Nuno Cirne

CORRIDA DE MONTE GORDO - fotos de Nuno Cirne

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


No próximo Sábado a fardação para a corrida vai ser na praça de Garvão ás 15 horas.
Atenção aos atrasos

Fado do Forcado - João Chora

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fardação


Sexta-feira dia 27 a fardação para a corrida de Lagoa vai ser na casa do Tiago Graça, na praia da Rocha ás 19 horas.


Atenção aos atrasos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Corrida de Santana da Serra

Corrida do Campo Pequeno

domingo, 22 de agosto de 2010

Corrida de Santana da Serra - por Joaquim Estevens

Festas de Santana da Serra – Corrida de Toiros – 20.Agosto.2010
Santana da Serra é freguesia do concelho de Ourique que delimita a nossa provincia daquele que foi em tempo, o reino dos Algarves. Localidade berço, entre outras, de famílias queridas e veneradas, não só da região, como tambem de projecção nacional; Permitam-nos que lembremos aqui, o malogrado politico Dr. Amaro da Costa e o saudoso Dr. António Semedo, distinto médico, autarca e alentejano do mais fino trato, pai do cavaleiro tauromáquico Tito Semedo. Feliz da terra que recorda e guarda bem viva a memória dos seus saudosos filhos!
Felizmente há praças desmontáveis; assim, a festa de toiros como importante manifestação da cultura e tradição portuguesa, vai chegando e fazendo parte de cada vez maior número de festejos populares; assim o foi em Santana da Serra, na Sexta Feira passada, às vinte e duas horas, onde acorreu um publico cioso de ver toiros e amante da festa brava.
Compunham o cartel os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol, Tito Semedo e Filipe Gonçalves, para enfrentar um curro de toiros António Charrua; as pegas a cargo de dois grupos: Cascais e Beja. Comprendendo as dificuldades com que por vezes se debatem as organizações responsáveis por estes eventos, não podemos deixar de registar a dificiente iluminação da arena, e bem assim a inexistência de um serviço sonoro; cremos que estes dois requesitos são de capital importância, o primeiro para os artistas e o segundo para os aficionados, que gostam de saber, para além do nome dos toureiros, idades e pesos dos animais em lide.
Os Charrua não criaram problemas, pelo que os cavaleiros se empregaram nas suas lides habituais: Luis Rouxinol, com o seu característico estilo, levou a alegria às bancadas: Tito Semedo, na sua terra natal, não defraudou as espectativas dos seus conterrâneos, toureando ao som da musica e recebendo calorosos aplausos e Filipe Gonçalves apresentou o seu costumado estilo de alegria e juventude. Todos os cavaleiros deram no final das respectivas lides, volta à arena, recebendo palmas do publico e ouvindo a música da circunstância.
Após uma noite dura no Campo Pequeno, à qual já nos referimos em apontamento anterior, apresentou-se o Grupo de Forcados Amadores de Beja, nesta praça, cheio de vontade e confiança, dando mostras de não se ter deixado vencer pelo desânimo e disposto a defender os seus pregaminhos com arte e vigôr.
Ao experiente João Fialho, coube a tarefa de pegar o segundo da noite, função que cumpriu com saber e talento: Nesta pega, mensão especial para os forcados Luis Picanço na primeira ajuda e bem assim para Márcio Lança que se destacou com uma boa segunda ajuda, a entrar no momento oportuno. Miguel Nuno Sampaio, rabejou como habitualmente, com técnica e segurança.
Guilherme Santos que recentemente em Monte Gordo havia tido uma boa prestação, não conseguiu desta feita, igual desempenho, muito embora tenha estado à frente do toiro com muito à vontade, não conseguiu, por manifesta inoperância das ajudas concretizar qualquer das suas primeiras tentativas, vindo a fazê-lo à quarta tentativa, com todo o grupo a actuar em posição de recurso, isto é, ajudas a carregar logo após a reunião do toiro com o forcado da cara.
Ao último da noite foi Francisco Santos, irmão de Guilherme e igualmente principiante na arte de pegar toiros; podemos dizer que se estreou da melhor forma, concretizando à primeira tentativa, realizou um pega vistosa, na qual se destacou o João Graça a dar uma primeira de bom nivel, com as segundas de Luis Picanço e Mauro Lança a entrar no momento devido. Uma vez mais, Miguel Nuno, cumpriu com eficiência a imobilização do toiro, rabejando brilhantemente.
Terminada a corrida, o ambiente era de alegria e satisfação, ao qual, obviamente nos associámos: Parabéns ao Grupo de Beja, que certamente irá com toda a nobreza e dedicação defender uma vez mais, a sua jaqueta, na XVI Grande Corrida de Toiros Fatacil em Lagoa no próximo dia 27 de Agosto, na qual se lidarão toiros de Herdeiros de Varela Crujo.
Como sempre: Para Lagoa e até lá ..... Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens 22.08.2010

Corrida do Campo Pequeno - por Joaquim Estevens

Estreia do GFAB no Campo Pequeno
Sendo a Monumental do Campo Pequeno, catedral e praça maior do toureio nacional, sonho e aspiração de todos os toureiros, prémio e distinção para ganadeiros, é romagem quase mítica para qualquer aficionado, tal o simbolismo que encerra. Assim sendo, muitos foram os aficionados e amigos do Grupo de Forcados Amadores de Beja, que ontem 19 de Agosto, não quiseram perder a oportunidade de assistir aquela que foi a primeira corrida do grupo, na principal arena do nosso país.
Lidou-se um curro de toiros, com quatro anos, bem rematados de peso e apresentação, da conceituada ganadaria de Manuel Assunção Coimbra, que recorde-se, venceu em 2009 o Galardão Campo Pequeno “Melhor Toiro” e apresentaram-se em praça os cavaleiros Sónia Matias, António Brito Paes, Paulo Jorge Santos, Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto e o venezuelano José Luís Rodriguez que tomou a alternativa. Em concurso de pegas, alternaram os Grupos de Forcados de Mazatlan (México), de Alter do Chão e de Beja.
Com público a acorrer em bom número, lotando seguramente, três quartos da casa, após as cortesias iniciou-se o espectáculo com o ritual de cumprimentos ao examinando. Nota alta para as actuações de Sónia Matias, António Brito Paes e para o descendente da dinastia Telles, os quais, bregando e toureando cada qual ao seu jeito e maneira, facilmente chegaram e transmitiram emoção às bancadas.
Como é nosso hábito, não nos detemos com muito detalhe em análises ou comentários às actuações dos cavaleiros ou às prestações dos outros grupos de forcados, deixando essa função a melhores conhecedores dessas artes: Cingimo-nos, isso sim e com todo o gosto, a relatar desinteressada e despretensiosamente e segundo a nossa visão, o desempenho do Grupo de Forcados Amadores de Beja, que gostosamente, acompanhamos desde o seu inicio.
Estamos em crer que a responsabilidade, algum nervosismo e bem assim uma grande vontade de fazer boa figura, condicionaram aquilo que podia ter sido uma corrida auspiciosa para o Grupo de Beja, não fossem algumas deficiências e desatenções verificadas, mas que certamente serão corrigidas no futuro, partindo do sacro santo princípio de que errando também se aprende.
O terceiro Coimbra, com 520 Kgs. pareceu ser o toiro mais fácil da corrida, no entanto, à cara, o forcado Ricardo Soares não se entendeu com o seu oponente, que estando aceitável à primeira tentativa, é de esquecer a segunda, tendo concretizado à terceira com recurso a ajudas bastante carregadas. Ao sexto e último da noite, foi o valoroso forcado José Miguel Falcão a quem carinhosamente chamamos Fázinha; Pelas duas vezes foi e esteve com notável talento à frente do toiro, e não tivesse sido por manifesta ineficácia das ajudas, teria arrebatado (em nosso modesto entender) o prémio para a melhor pega, tal a sua garra e aprumo na cabeça do toiro que derrotava alto, despejando-o violentamente á segunda tentativa. Manifestou o grupo neste particular, alguma desconcentração, cabendo ao forcado Hugo Santana a função de dobrar o seu colega que havia rumado à enfermaria. Tarefa cumprida e concretizada de imediato e com valentia, com todo o grupo a procurar redimir-se do fraco desempenho anterior. A rabejar, sempre, José Maria Brito Paes cumpriu com exuberância e estilo.
A estreia na Monumental do Campo Pequeno, não foi coroada daquele êxito e glória que todos desejaríamos, mas seguramente, também não foi um desastre ou prestação que faça o grupo corar de vergonha, entre os seus pares, antes pelo contrário; Os problemas que surgiram, foram resolvidos com humildade, dedicação e valentia e como se canta no memorável e inesquecível fado dos Saltimbancos, os toiros não saíram por pegar!
Sendo que outras corridas se avizinham, temos a absoluta certeza de que irá imperar a habitual entre ajuda entre todos os elementos do Grupo, de forma a levar de vencida com toda a dignidade os próximos embates. Não podendo terminar este apontamento, com o tradicional “Parabéns ao Grupo de Beja”, dizemos com toda a nossa confiança e convicção FORÇA GRUPO de BEJA!
Para Santana da Serra e para todas as que se seguirem……. Sorte Moços!
Um abraço do Joaquim Estevens 20.08.2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comunicado


Grupo de Forcados Amadores de Beja
Comunicado


O Grupo de Forcados Amadores de Beja foi confrontado no passado dia 13 de Agosto, em Cabeça Gorda, Beja, com uma situação inédita: o Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo, recentemente afastado da Associação Nacional de Grupos de Forcados e que em data anterior tinha sido convidado para pegar na corrida que ali se ia realizar, apresentava-se para participar no espectáculo, conjuntamente com o Grupo de Beja e o Grupo de Cascais.

O Grupo de Beja é destes três o mais novo. Após mais de duas décadas sem actividade retomou regular actividade em 2008. Quando o fez, pediu para ser membro da Associação Nacional de Grupos de Forcados. Não conseguiu que a sua estreia fosse na praça Varela Corujo de Beja, como seria natural, porque não era sócio da Associação. Aceitou, disciplinadamente, a situação então criada. Foi-lhe concedido o estatuto de pré-associado, pela ANGF e, implicitamente, aceitou cumprir todos os deveres que directamente derivam deste compromisso. Como é natural, comum e ético. Como acontece com todos os associados de todas as associações, locais, nacionais, profissionais, amadoras, desportivas. Com todos. Todos.

Faz parte, como é público e notório, dos deveres dos associados da Associação Nacional de Grupos de Forcados só intervirem em corridas de touros tendo como co-participantes membros (ou pré-membros) da Associação. O Grupo de Beja não criou estas regras, não as inventou, em nada contribuiu para que elas existam. Limitou-se a aceitar, de boa fé e espírito aberto, as normas existentes. O Grupo de Beja e os outros grupos, iguais entre si. O Grupo de Beja não teve, ainda, a oportunidade de votar na assembleia magna da Associação. Irá faze-lo quando a isso for chamado, assumindo naturalmente todas as responsabilidades do seu voto, ainda não foi esse o caso. Consequentemente, o Grupo de Forcados de Beja não teve qualquer intervenção, activa ou passiva, na situação criada ao Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo.

Na Cabeça Gorda, no passado dia 13, o Grupo de Beja limitou-se a fazer o que é exigido. Actuar segundo as regras. Repete-se, a fazer aquilo que lhe é eticamente exigido.

A decisão da corrida da Cabeça Gorda ter como participantes sócios da Associação Nacional de Grupos de Forcados foi exclusivamente dos empresários da Praça. Como seria inevitável. O Grupo de Beja limitou-se a dar a sua opinião: traria para os grupos participantes, bem como para os próprios empresários, sérias consequências a co-actuação dum grupo que não pertencesse à ANGF.

Somos um grupo novo, herdeiro de boas tradições, com duas épocas de existência. Temos orgulho e prazer em pegar com todos os grupos de Portugal e do mundo. Com toda a humildade. Temos amigos em toda a parte, no Alentejo e Ribatejo, em Lisboa e no Norte. Os nossos adversários são os recentes anti-touradas, é quem está contra os espectáculos taurinos, são, os cada vez mais fortes, inimigos desta bonita tradição portuguesa. Só esses. Não os nossos companheiros e amigos. A gente que vibra ao soar do cornetim, que sente o braço amigo dos seus pares, que gosta do perigo que representa o trato com os animais bravos e sérios que connosco repartem a presença na praça.

Gostamos dos nossos amigos, temos por eles o respeito que pedimos para nós próprios. Estamos sempre prontos para ajudar os nossos companheiros. Com total disponibilidade e correcção. Não nos metam em confusões e disputas que não são nossas nem nos dizem respeito.

Com amizade

Manuel Almodôvar

O Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Beja

domingo, 15 de agosto de 2010

A fardação para a corrida do Campo Pequeno, dia 19 vai ser no Hotel Berna ás 19 horas.


Atenção aos atrasos

sábado, 14 de agosto de 2010

Cabeça Gorda - por Joaquim Estevens

Corrida de Toiros em Cabeça Gorda – Festas de São Luís 2010.
Cabeça Gorda, pitoresca aldeia e freguesia do concelho de Beja, cujo nome se perde na voragem dos tempos, desconhecendo-se até hoje a sua verdadeira origem, celebra por meados de Agosto as festas em honra do seu padroeiro, São Luís. O visitante que chega pela estrada principal tem a aguardá-lo uma extensa e linda avenida, legado dum benemérito que por lá passou no inicio do século XX e que lhe deu o nome, Alonso Gomes. É hoje, quase um dormitório da cidade Pax Júlia, mas outrora, foi terra de carvoeiros, maiorais e manajeiros, almocreves, abegões e sapateiros, profissões que agora povoam o imaginário dos mais jovens.
Como já várias vezes temos referido, a Festa de Toiros, faz por todo o lado, parte integrante dos variados programas festivos, tal o seu cariz e aceitação popular: Bem-haja, as autarquias e comissões de festas que, muitas vezes, remando contra ventos e marés, levam a efeito e promovem esta tão nobre manifestação da cultura portuguesa.
Pela desmontável de Cabeça Gorda, passaram os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Marcos Bastinhas que lidaram toiros da ganadaria espanhola de Sanches Urbina, rematados de peso q.b. com córneas aceitáveis, denotando por vezes alguma falta de bravura e nobreza, com excepção para o último da noite, que deu ao jovem Bastinhas a possibilidade, aproveitada, de uma boa lide.
Se é certo que a festa de toiros é todo um conjunto e toda uma envolvência de beleza e arte, de arrojo e valentia, de sentimentos e emoções, o forcado corporiza tudo o que de mais genuíno existe no espectáculo, emprestando-lhe um misto de alegria e sobriedade. Na corrida em apontamento, o Grupo de Forcados Amadores de Beja actuou em disputa da melhor pega com os forcados de Cascais.
O forcado Francisco Sampaio, não obstante ser debutante nestas andanças, esteve bem: Para quem se estreia e muito embora tenha concretizado à segunda tentativa, mostrou em ambas as vezes, muita vontade e talento, deixando desde já, antever um futuro promissor. Ao quarto da noite, foi Mauro Lança, que igualmente consumou à segunda tentativa, observando-se aqui ligeiras deficiências do grupo a ajudar; de qualquer forma nota positiva para o conjunto, que certamente conseguirá no futuro corrigir-se e aperfeiçoar-se. Fechou-se a corrida com a actuação do Grupo de Beja, sendo que o forcado Miguel Nuno Sampaio se encarregou de concretizar aquela que viria a ser a pega da noite: Citando com alegria, recuou com técnica e saber, fechando-se experientemente, viajou na cabeça do toiro aguentando vistosamente os seus derrotes. Registo especial, para uma primeira ajuda dada com vigor e ao piton que obrigou o toiro a baixar a cabeça, pelo António Merino. Sem entrar em detalhes neste ou naquele toiro, nota alta , entre outros, para as ajudas do António Merino e Luís Picanço. Bom e eficiente a rabejar, José Maria Brito Paes, confirmou aquilo que já desde há tempo vem mostrando. Actuação global muito positiva do grupo, que primou pela apresentação de gente nova desejosa
É salutar, motivador e encorajante, constatar mais esta boa prestação do Grupo, porquanto vinha de uma semana muito dura com doze toiros pegados em solitário. PARABENS: Pensamos que há grupo e seguindo com a humildade e dedicação, como até aqui, estamos convictos e assim o desejamos, continuará a sempre a superar-se, por mais dificeis que sejam os seus opositores.
No próximo dia 19, terá lugar o evento que qualquer amante da festa brava venera e ambiciona: Actuar no Campo Pequeno, qual Catedral do Toureio Nacional. Deseja-se que o Grupo de Forcados Amadores de Beja, rubrique ai uma exibição de alto nivel.
Até lá e para lá ...... sorte moços
Um abraço do Joaquim Estevens 2010.08.14

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Campo Pequeno

Caros amigos do Grupo de Beja

Como é sabido, o Grupo de Forcados Amadores de Beja vai ter mais um compromisso importante no próximo dia 19 no Campo Pequeno. Gostaríamos de contar com a presença de todos nesta noite tão importante para nós.
Informamos todos aqueles que queiram assistir à prestação do GFABeja ao vivo, que deverão comprar o seu bilhete no sector 7 para que todos os amigos do grupo fiquem no mesmo sector.
Obrigado.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Corrida de Monte Gordo e Beja - por Joaquim Estevens

Fim de Semana Taurino, Agosto 7 e 8 de 2010.
Havíamos dito no nosso último escrito que o mês de Agosto estava à porta e com ele as corridas de grande responsabilidade para o Grupo de Forcados Amadores de Beja, com a fasquia das expectativas colocada em nível alto: Efectivamente, se pegar uma corrida de seis toiros em solitário, é um feito relevante, pegar duas corridas seguidas em solitário, no espaço de 24 horas, ainda mais relevante se torna e merece o devido registo e aplauso.
Parabéns ao Grupo de Beja, parabéns ao seu cabo e parabéns a todos aqueles que desde a primeira hora acreditaram. A vida é feita de exames e julgamentos permanentes, de vitórias e conquistas, de avanços e recuos e nessa perspectiva, o fim de semana passado, representou com toda a certeza um marco importantíssimo para os forcados amadores de Beja, colocando-os na ribalta da forcadagem nacional, tal o seu desempenho na desmontável de Monte Gordo seguindo-se igualmente nota alta na bejense Varela Crujo.
Sábado à noite em Monte Gordo, com a casa praticamente cheia, estiveram em praça os cavaleiros de alternativa, João Salgueiro e Rui Fernandes e bem assim a jovem e promissora Isabel Ramos, que lidaram três toiros Passanhas e outros três como ferro de Inácio Ramos.
O cavaleiro do Ribatejo, toureou com arte e saber, um toiro de cada ganadaria, ambos com boa apresentação e na ordem dos 550 Kgs. Nos dois, deixou a ferragem que lhe competia, cravando de frente e com alegria, saindo em bom ambiente. Guilherme Santos à primeira tentativa e Hugo Santana à terceira, finalizaram as lides de João Salgueiro. Guilherme Santos foi debutante e mostrou que pode ser mais um forcado de caras nas opções de Manuel Almodôvar. Hugo Santana não teve tarefa fácil, perante um animal que desde logo se defendeu e que levantava a cabeça com veemência; Esteve excelente na segunda tentativa, mas as ajudas não estiveram em “su sítio” neste particular, pelo que, à terceira com ajudas carregadas, a pega foi consumada.
Rui Fernandes, em noite inspirada e exibindo a sua excelente quadra de cavalos, esteve bem no seu primeiro e segundo da ordem com ferro da ganadaria Inácio Ramos, bregou com alegria cravando em sortes frontais, levando o público quase ao rubro dado a sua forma muito peculiar de saída e desenho das sortes. Na sua última actuação perante um passanha, pouco colaborante e de fraca investida que cedo se refugiou em tábuas, com recurso a ferros sesgados e em terrenos de compromisso, cravou ferros com nota alta. O forcado João Fialho, fechado à córnea de forma excelente, concretizou à segunda tentativa com ajudas perfeitas de Augusto Silva, Luís Merino e Miguel Lampreia. Ao quinto da noite, foi José Maria Brito Paes à cara com Luís Merino a dar primeiras. Tudo levava a crer que o forcado Brito Paes, seria o rabejador de serviço em Monte Gordo (4 toiros), função que desempenhou de forma exuberante e com muito brilho, no entanto, tocar-lhe-ia também a tarefa de pegar de caras, concretizando com êxito à segunda tentativa, já que à primeira, teve problemas a recuar na cara do seu oponente, pensamos que devido ao estado, muito pesado, da arena.
Nos toiros de Isabel Ramos, coube a José Miguel Falcão e Mauro Lança a função de forcados de caras. Nas suas actuações, ambos foram felizes no desempenho, pegando com técnica e arte, respectivamente um toiro de Inácio Ramos e outro da ganadaria Passanha. José Miguel Falcão, esteve bem e fechou-sena cara do toiro com muita classe, com uma ajuda de bom nível de Rodrigo Chaves. Mauro Lança, encerrou a prestação do Grupo de Beja, realizando uma pega brilhante, igualmente ajudado por Rodrigo Chaves com Álvaro Sampaio e Rui Picanço a complementar as ajudas. A cavaleira Isabel Ramos , actuando perante os seus conterrâneos, toureou e encantou: Vestindo e montando elegantemente, contribuiu de forma excelente para uma agradável noite de toiros, os quais entendeu e toureou de forma superior.
Estava assim concluída a primeira parte do já assumido fim de semana taurino: a primeira actuação em solitário do Grupo de Forcados Amadores de Beja, foi como acima expressamos, um importante tónico motivador e estimulante para a segunda actuação em solitário: desta feita e sob todos os olhares e atenções na Praça José Varela Crujo.
A fasquia das expectativas continuava alta e foram muitos os aficionados (meia praça forte?) que se deslocaram ao redondel da Pax Júlia, para ver como o Grupo de Beja, levaria de vencida ou não “esta empreitada”.
A empresa Aplaudir, fez anunciar um mais que duvidoso concurso de ganadarias, apresentando um lote de toiros, que muitos aficionados desde logo, reputaram de concurso de sobreros, tal a apresentação pouco cuidada dos animais, ainda que com peso, mas na generalidade, bastante faltados de casta e nobreza.
O primeiro da noite, da casa Prudêncio, de 475 Kgs. e de 2007, saiu para o cavaleiro António Telles que não obstante a sua veterania, não se conseguiu entender com um toiro que se mostrou manso e sem investida, muito embora se tivesse empenhado, conseguindo a lide possível. O forcado José Miguel Falcão, que trazia inspiração e confiança q.b. de Monte Gordo, não conseguiu concretizar à primeira, vindo a fazê-lo à terceira.
O cavaleiro de Tomar, Rui Salvador, esteve ao seu nível procurando lidar adequadamente, um toiro com 570 Kgs da ganadaria de António Silva, que cedo se desligou do cavalo e se resguardou em tábuas. Distribuiu-lhe empenhada e zelosamente a ferragem da ordem. Toiro folgado e com muita pata, empurrando com força e a pôr bem a cara, permitiu ao forcado Ricardo Soares uma pega à primeira tentativa, que mereceu forte ovação e aplauso: actuação brilhante de todo o grupo e menção especial para a prestação de Álvaro Sampaio na primeira ajuda e Manuel Almodôvar a rabejar. A aficion entendeu sublinhar devidamente a actuação do forcado, exigindo-lhe segunda volta á arena.
Ao forcado Miguel Nuno Sampaio, com Rodrigo Chaves a dar primeiras, caberia a proeza de pegar à primeira e bem um toiro da ganadaria D. Guiomar Cortes de Moura. Animal de 2006, anunciado com 480 Kgs. de boa investida, deixou-se lidar pelo cavaleiro Tito Semedo, que lhe dispensou dois ferros curtos com mérito: toureou de frente, talvez com ligeiro abuso nas cambiadas nem sempre bem finalizadas, mas no entanto com nota actuação positiva.
Num toiro da ganadaria Jorge de Carvalho, com 500 Kgs e nascido em 2006, tentou a cavaleira Sónia Matias, fazer o seu melhor, conseguindo alguma ligação e delírio com as bancadas na parte final da sua actuação quando cravou com alguma destreza e espectáculo, vários ferros na sorte de violino. Para a pega saiu o já experiente forcado Hugo Santana, que concretizou à terceira tentativa com muito valor. Álvaro Sampaio uma vez mais a ajudar bem, no entanto, há aqui que referir que o grupo não esteve bem a ajudar nas duas primeiras tentativas.
Costuma dizer-se que não há quinto mau e efectivamente, um toiro de 520 Kgs, nascido em 2007, igualmente oriundo da ganadaria de Monforte, fez as delícias do cavaleiro João Moura Caetano, que rapidamente chegou ao público, tirando partido de um animal colaborante o qual soube sempre trazer e prender ao cavalo. Cumpriu, cravando e rematando bem. O forcado Olavo Baião não esteve feliz na cara, sendo que o popular e alegre Luís Eugénio, vulgo Leiria, se encarregou de dobrar eficientemente à primeira o seu colega, com todo o grupo a acompanhar nas posições certas.
Da ganadaria de Jorge Mendes veio o último da noite: animal com quatro anos e com 565 Kgs. de peso mas com muito a dever à bravura: Não obstante a pouca raça e casta apresentada, conseguiu o cavaleiro Francisco Palha, uma actuação a todos os títulos meritória. Cravou bem, quer ao estribo quer ao alto. Com o seu toureio, facilmente chegou ao público que não lhe regateou aplausos, terminando com um espectacular par de bandarilhas a duas mãos. E a noite haveria de terminar em beleza para o Grupo de Forcados Amadores de Beja, com uma pega magnífica e tecnicamente perfeita, executada por Ricardo Castilho, com uma excepcional ajuda daquele forcado que desde sempre se tem afirmado com técnica, valor e saber: Álvaro Sampaio.
Apetece-nos aqui relembrar aquela velha máxima: “Quanto pior… melhor!”:
Ainda bem que os doze toiros que o Grupo de Beja enfrentou neste fim de semana, foram grandes e alguns tinham problemas, porque se tivesse pegado, toiros de ganadarias da nossa região ou tivesse pegado aquilo a que na gíria se designam de “babosas”, não faltariam por ai, falsos amigos, aficionados, comentadores e alguma concorrência a desvalorizar o mérito e valentia do GFAB e a evocar maldosamente falsas benesses.
Superadas estas duas etapas, está aberto o caminho para o GFAB, ocupar o lugar que merece e obter dos seus pares, da crítica e das empresas tauromáquicas o devido reconhecimento. Pela sua humildade e nobreza de carácter de todos os seus elementos, estamos certos que o GFAB se guindará já na próxima temporada a actuações em praças de primeiro plano.
Como sempre…. Até lá e para lá….. Sorte Moços !
Um abraço do Joaquim Estevens 2010.AGOSTO.10

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Corrida de Beja

Corrida de Monte Gordo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Corrida de Monte Gordo

A fardação para a corrida de dia 7, vai ser na casa do "Fazinha" em Monte Gordo pelas 19 horas.

Atenção aos atrasos