Elementos

sábado, 31 de julho de 2010






segunda-feira, 26 de julho de 2010

Corrida de Entradas - por Joaquim Estevens

Corrida Rádio Castrense - 2010 - Entradas - Castro Verde.
A 23 de Julho, realizou-se em terras do Campo Branco, a XI Corrida de Toiros das Festas de Santiago, santo padroeiro da freguesia de Entradas. A exemplo das edições anteriores, a organização, Rádio Castrense, procurou esmerar-se na constituição e montagem do cartel, chamando aquela praça os cavaleiros de alternativa João Moura, Luís Rouxinol e Tito Semedo e os forcados amadores de Cascais, Cuba e Beja: Estamos convictos, com a melhor das intenções, foi rematado um curro de seis toiros da ganadaria Vinhas. Atrevemo-nos a dizer que talvez devido a forte canícula que ultimamente se tem feito sentir na região, os artistas, não conseguiram retirar dos Vinhas, aquele “vinho” que a aficion presente tanto queria ver e sentir: Faltaram toiros, já que aqueles que vimos frustraram as expectativas do público que quase lotava a praça. Os cavaleiros e respectivas quadrilhas lidaram os seus oponentes de acordo com as características que os mesmos iam apresentando, que o mesmo é dizer: mansidão, sem investida, falta de força e pouca apresentação. Não obstante a ausência de bons predicados dos Vinhas, qualquer dos artistas, mercê do seu valor e saber, acabou por ir distribuindo a respectiva ferragem, rubricando sortes que o público ia ovacionando.
No terceiro da noite, lidado pelo cavaleiro de Ourique, o cabo Manuel Almodôvar, mandou à cara um jovem e estreante forcado, de seu nome Bruno Fialho, e em primeira ajuda Augusto Silva. Após algumas dificuldades na reunião, o toiro seria pegado à quarta tentativa com as ajudas a carregar e a corrigir algumas imperfeições nas tentativas anteriores. Credite-se a este jovem forcado, toda a sua garra e determinação. E porque o cabo entendeu, pensamos, dar oportunidade aos mais jovens elementos do Grupo, coube a Guilherme Santos a tentativa de pegar o último da noite: também aqui a garra e o querer estiveram presentes na actuação deste jovem forcado: Com algum nervosismo, foi duas vezes à cara, não recuando da melhor forma; caso o tivesse feito, podia ter consumado à primeira tentativa. Nota alta para Rodrigo Chaves que esteve “em su sitio” a dar primeiras na consumação da pega.
Muita coisa terão ainda de aprender e corrigir, quer o Bruno Fialho, quer o Guilherme Santos, aliás, como muitos outros elementos do grupo, mas demonstraram-nos, não obstante a sua falta de experiência, muita coragem, humildade, determinação e respeito, valores essenciais para quem quer pisar as arenas vestindo uma jaqueta de forcado. A vida é feita de uma aprendizagem constante e assim sendo, não faltarão oportunidades para ganhar técnica e saber.
Avizinha-se o mês de Agosto e com ele corridas de responsabilidade para o Grupo: As expectativas são altas, mas caberá a todos os elementos do Grupo, forcados actuais, forcados antigos, familiares, amigos e acompanhantes, manter e reforçar esta auréola fraterna que desde sempre tem envolvido o Grupo de Forcados Amadores de Beja.
Continuando com o mesmo querer e determinação, acompanhar-vos-emos sempre !
Para Monte Gordo e para Beja ….. Sorte moços !
Um abraço do Joaquim Estevens
25.07.2010

Corrida de Entradas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A fardação para a corrida de amanhã vai ser no Monte de Nossa Senhora, entre Aljustrel e Castro, pelas 19 horas e 30 minutos.

Atenção aos atrasos

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Farda procura-se!

Quem tiver a farda do Riki diga!


Obrigado
GFABEJA

sexta-feira, 9 de julho de 2010