Elementos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Próximas Corridas




























Crónica da Corrida de Alenquer

Domingo, 24 de Maio de 2009.

Alenquer, a bonita cidade do Triana, festejou e realizou por estes dias, a sua tradicional Feira da Ascensão; oportunidade para o Clube Taurino Alenquerense, promover e organizar um Festival Taurino de homenagem ao senhor Eng. Francisco Goês, o qual, foi em vida, um dos mais importantes dinamizadores da Festa Brava naquele concelho.
Festival taurino com seis cavaleiros, havendo a destacar Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas: Três grupos de forcados: S. Mansos, Alenquer e Beja, encarregaram-se de pegar um curro composto por animais de várias ganadarias. Comportamentos aceitáveis, do primeiro, do quinto e do último da tarde, já que os outros, muito ficaram a dever, quer à bravura, ao peso e à apresentação, muito embora se estivesse em presença de um curro de novilhos / toiros.
A estreia do Grupo de Forcados Amadores de Beja, na Praça de Alenquer, cumpriu-se com a actuação do jovem e promissor forcado, Miguel Nuno Sampaio, que executou uma pega sem dificuldades à segunda tentativa, já que à primeira e devido ao mau estado do piso, não conseguiu recuar e receber o novilho de forma adequada: Corrigiu de forma eficiente, mostrando garra e vontade, sendo ajudado a tempo e com saber por Rodrigo Chaves.
O sorteio assim o ditou: para ultimo da tarde, saiu o animal com mais peso e melhor apresentação; manifestou-se sério, nobre e rápido na investida, possibilitando ao mais jovem cavaleiro, Tiago Moreira, ferros com boa nota. Ao Ricardo Castilho, coube a missão de fechar a corrida: Citou de largo, não conseguindo todavia, aguentar-se na cabeça do toiro, não por sua culpa, mas sim, talvez por ligeiro atraso das ajudas que não se fecharam eficazmente (estamos em crer, como acima se disse, pelo mau estado do piso) de forma a segurá-lo na viagem; consumou a pega de forma alegre, vistosa e com muito brilho à segunda tentativa, com todo o grupo a ajudar bem e a tempo, com bastante segurança e coesão. Rui Saturnino esteve brilhante a dar primeiras, pelo que foi chamado à arena.
Cumpriu-se assim a quinta actuação do Grupo de Forcados Amadores de Beja, na época de 2009: Como era de esperar, uma vez mais e com aquela humildade que nos caracteriza, o Grupo esteve bem! Não tendo esta corrida sido uma corrida de elevada responsabilidade, foi a mesma importante para o Grupo, como outras idênticas que se lhe hão-de seguir, porquanto, dão ao cabo Manuel Almodôvar, a possibilidade de rodar e transmitir confiança aos mais novos, com vista aos embates mais pesados, que por certo haverão um dia nos tocar em sorte. Nota positiva para o Grupo de Forcados Amadores de Beja; moços francos e decididos, onde impera uma alegria contagiante, a qual tem cativado outras gerações: Bem hajam e no próximo Domingo, dia 31, em Santiago do Cacém, essas outras gerações, lá estarão convosco.
Até lá ……… Sorte moços …… Um abraço do
Joaquim Estevens

segunda-feira, 25 de maio de 2009

sábado, 23 de maio de 2009

Corrida de Alenquer


terça-feira, 12 de maio de 2009

Crónica da Corrida de Garvão

Corrida de Garvão (Ourique)

A Feira Anual de Garvão é palco de excelência para a mostra das mais variadas manifestações da vida social e económica daquela região alentejana e não só. Desde há muito que conhecemos e visitamos o certame, o qual, se assume a cada ano que passa, com mais vigor e maior importância. Em Garvão, o porco preto é rei, não só nestes dias festivos da feira, tal a sua importância, como ao longo do ano, merecendo igualmente, destaque as explorações de equinos, bovinos e ovinos. Com todos estes pertences e com a simpatia e hospitalidade da sua gente, estão reunidas as condições para uma importante feira agro pecuária, espaço adequado para trocas comerciais, convívio, divertimentos e todas as realizações que fazem parte integrante da cultura dum povo.
Assim sendo, obviamente, não podia faltar ao programa das festividades, a corrida de toiros, já que a aficion, o ambiente rural e “campero” sempre estiveram inter ligados.
Este ano não foi excepção e fez-se anunciar uma Corrida de toiros: Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Sónia Matias, os cavaleiros contratados. Pela forcadagem responderam os Grupos de Cascais, Cuba e Beja, que tentaram pegar um curro de toiros com três anos, “El Madronãl”.
Bastinhas levou de vencida com facilidade os dois opositores que lhe tocaram em sorte, cravando ao seu estilo: ouviu palmas e musica. Tito Semedo, toureou e encantou, presenteando os seus conterrâneos com ferros de muito bom nível, particularmente no quinto da tarde. Sónia Matias, não conseguiu uma boa prestação nesta sua vinda ao
Alentejo, algumas dificuldades na colocação dos toiros, retiraram brilho à sua lide: Do seu segundo e último da tarde nada viria a retirar, já que o mesmo se manifestou manso e sem qualquer interesse no cavalo.
Todos os anos há corridas que, por esta ou por aquela razão, nos ficam na memória e perduram por mais tempo. Estamos em crer, vai ser o caso da Corrida de Garvão 2009, tal o nível de emoções que lá vivemos.
Assim, vimos uma rija e vistosa pega no quinto da tarde: O grupo da Cuba esteve bem, com o forcado da cara bem fechado e bem ajudado, a aguentar fortes derrotes, mostrando saber e muita força de braços.
Ao Grupo de Forcados Amadores de Beja, atendendo à antiguidade dos grupos em praça, couberam o terceiro e sexto toiro, lidados como acima se disse, pela cavaleira Sónia Matias. O forcado Mauro Lança, consumou a pega à terceira tentativa, não obstante ter estado sempre bem e a vontade na cara do toiro, o qual, já aquando da lide a cavalo, tinha manifestado alguns problemas no momento da reunião. Para o ultimo da tarde, que teve um comportamento medíocre e só próprio de um mansote, saltou à arena o jovem forcado, Aurélio Mendes que citou de largo com galhardia e firmeza, mas não conseguindo, contudo, aguentar-se na cabeça do toiro, sendo “despejado” aparatosamente. Com um rasgo de muita valentia e crer, saltou à arena o promissor José Miguel Falcão, o qual executou rija pega com muita garra e emoção. Não lhe foi alheia a primeira ajuda, de elevado nível e saber que o seu primo Alvaro Sampaio lhe prestou. José Miguel Falcão, deu volta recolhendo aplausos que repartiu com seu primo, justamente também chamado aos médios.
Já no nosso anterior apontamento havíamos feito uma referencia especial aos ajudas do nosso Grupo: Sem falsa lisonja e sem dar azo a vaidades bacocas, gostosamente constatámos prestações de muito bom nível na tarefa de ajudar; Alvaro Sampaio, como atrás se disse, em muito boa conta; Luís Eugénio e Miguel Lampreia a cumprir zelosamente nas segundas, com António Merino a rabejar com graça e arte. Dia a dia, corrida a corrida, o Grupo vai-se afirmando coeso e homogéneo, reforçando o seus mais nobres e sãos princípios, que hão-de fazer a diferença !
Faltam-nos palavras para descrever toda a emoções que vivemos e sentimos á nossa volta antes, durante e após a corrida. Sentimos que o Grupo de Forcados Amadores de Beja está a construir uma grande família, para a qual, está a convergir cada vez maior numero de pessoas, amigos e acompanhantes do Grupo.
Pela forma como se tem apresentado nas mais variadas praças, pela postura digna e responsável dos seus elementos e pela humildade com que têm privado com os seus pares, estamos em crer, que o Grupo de Forcados Amadores de Beja pode voltar a chegar muito longe, não lhe faltando corridas: Assim o prevemos e desejamos!
Avizinha-se Santiago do Cacém e a sua feira, SANTIAGRO, na qual se insere a Corrida com toiros Dias Coutinho: Mais um desafio. O nosso Grupo lá estará, uma vez mais, transportando na sua bagagem aquela alegria e aquela emoção a que já nos habituou!
Até lá e para lá …….. Sorte moços !
Um abraço do Joaquim Estevens.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Corrida de Garvão


terça-feira, 5 de maio de 2009

Corrida de Toiros da Ovibeja

Beja a 2 de Maio na Praça Varela Crujo!

Por ocasião da OVIBEJA 2009, o Grupo de Forcados Amadores de Beja, comemorou o seu primeiro aniversário, enquanto, grupo pertencente à Associação Nacional dos Grupos de Forcados. Recorde-se que o Grupo fez a sua apresentação formal na OVIBEJA 2008, actuando numa praça instalada no recinto da feira. Para o grupo de jovens rapazes, a temporada de 2008 foi arrojada, mas gratificante, porquanto tiveram doze ou treze meritórias actuações, desde Beja a Aveiro, sempre com aquela humildade e dignidade que se quer, faça história.

Já se impôs no calendário tauromáquico, a Corrida da OVIBEJA: Este ano, o evento homenageou um Homem do Alentejo e da nossa terra, a quem a Festa Brava, muito ficou a dever: Falamos de José Baptista da Cruz e Crujo, o qual na sua juventude, foi cavaleiro amador e forcado do Grupo Amadores do Alentejo, sendo seu cabo Ruy de Lacerda. Conhecemos e convivemos com este ilustre senhor, pela nossa idade, já na sua condição de ganadeiro. É-nos difícil lembrar o Sr. José Baptista sem que nos venham à memória aqueles bons momentos passados na sua ganadaria, lá para as bandas de Vila Nova de São Bento, onde tantas vezes o Grupo de Forcados Amadores de Beja foi treinar: Sem querer falar em nome do Grupo, dizemos … OBRIGADO !

Pelo que atrás se disse o Grupo de Forcados Amadores de Beja, comemorando o seu primeiro ano de renovada existência, desde logo se associou à justa e merecida homenagem, repartindo função com os Amadores do Grupo de Montemor. Fez-se anunciar um cartel de luxo e a não perder: Os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e António Brito Paes, tiveram a missão de lidar um curro de seis toiros de quatro anos, da ganadaria Varela Crujo. Pensamos que a corrida estava bem montada: Com uma figura de primeiríssimo plano, acompanhada por duas figuras da nossa terra, já com provas dadas e, envolvidas numa homenagem e com um curro exemplar e de ganadaria conhecida e afamada, devemos confessar, que esperávamos um maior número de espectadores: Não nos cabe a nós ajuizar ou discutir as razões, mas o publico não acorreu como se esperava, e não obstante ser uma tarde de sol com um clima agradável, ficou-se pela meia casa boa, sendo que os aficionados se posicionaram pela sombra e camarotes.

Debrucemo-nos então sobre as prestações do nosso Grupo: Os Forcados Amadores de Beja. É mais frequente, nestes “escritos” fazermos mais apreciações aos forcados da cara, aos primeiros ajudas, esquecendo (ainda que involuntariamente) muitas vezes os outros elementos: Hoje, vamos procurar redimir-nos dessas nossas imperfeições: Assim, dizemos que o Alvaro Sampaio e Rui Saturnino estiveram magníficos a dar segundas, com o António Merino a rabejar de forma eficiente e com alegria, um toiro com 530 Kg. que o forcado João Fialho pegou com exuberância à primeira tentativa.
No quarto da tarde, lidado pelo cavaleiro de Monforte, as segundas, diga-se brilhantes, estiveram por conta do Luís Eugénio (Leiria) e do Miguel Lampreia, sendo Rui Saturnino o primeiro ajuda do forcado Ricardo Soares, que consumou o seu intento, com saber à segunda tentativa: José Maria Brito Paes, rabejou vistosamente !
Para o ultimo da tarde, o toiro com mais peso da corrida, 555 kg., saíu à praça o forcado Alcides Coxilha, que de inicio não entendeu o seu opositor, concretizou a pega após várias tentativas, com uma ajuda magistral de Jeremias Lencastre. À retaguarda, José Maria Horta, Alvaro Sampaio e Luís Fonseca cumpriam com saber e eficiência.

Estiveram em disputa nesta corrida, o troféu José Varela Crujo para a melhor actuação a cavalo e o troféu Câmara Municipal de Beja para a melhor pega. Se o primeiro não merece discussão quanto ao seu vencedor, o cavaleiro João Moura, pensamos em nosso modesto entender, e sem pretender tirar qualquer brilho à actuação do forcado João Caldeira do Grupo de Montemor, que teria sido mais razoável esse prémio, ter sido atribuído ex aequo, também ao forcado João Fialho do Grupo de Beja, já que ambos executaram pegas muito vistosas e tecnicamente perfeitas. Cabe aqui deixar uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Beja, pela forma como se tem associado a estes eventos, numa altura em que outras autarquias tomam posições contrárias à festa e seus aficionados.

Pela segunda vez, o renovado Grupo de Forcados Amadores de Beja, pela mão do seu Cabo Manuel Almodôvar, pisou a arena da praça José Varela Crujo, esperando-se que o faça de novo aquando da comemoração do Centenário da mesma a 9 de Agosto próximo: Até lá, outras praças vos hão-de receber; estamos convictos que o Grupo saberá manter a sua entidade, o seu espírito e a sua dignidade, pilares essenciais para cativar o respeito dos seus pares e a admiração dos aficionados. Se nos é permitido, recordamos: não há corridas fáceis…... . Há toiros para pegar e os próximos estão em Garvão à vossa espera ! Sorte…… moços !
Um abraço do Joaquim Estevens

domingo, 3 de maio de 2009