Elementos

sábado, 25 de abril de 2009

sexta-feira, 24 de abril de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Treino este Sábado no Brito Paes




No próximo Sábado realizar-se-á mais um treino do Grupo de Beja, desta vez o local do treino é na Ganadaria Brito Paes. Foi mais um treino gentilmente oferecido pela madrinha do Grupo.




Ponto de Encontro ás 7:30,na Bomba de gasolina, TANGERINA.






segunda-feira, 13 de abril de 2009

Crónica do Festival de Serpa

SERPA … … Vila Branca de antigamente, hoje jovem cidade, sede de concelho que nos separa dos “nuestros hermanos”, engalanou-se para celebrar condignamente as Festas da sua Padroeira, que como habitualmente, se realizaram no fim-de-semana pascal.
Para além dos seus filhos, são inúmeros os forasteiros, que nesta ocasião visitam e revisitam Serpa de Guadalupe, que a todos acolhe com singela e particular hospitalidade. Do programa de Festas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, obviamente que não podia faltar a festa de toiros. A Festa Brava, empresta sempre o seu brilho e emoção às mais diversas e nobres causas. O filantropismo é apanágio do mundo taurino e a aficion não se faz rogada: Foi isso que constatámos Sábado, 11 de Abril em Serpa. Os Bombeiros Voluntários locais, promoveram um Festival Taurino, cuja receita reverteu a favor da compra de uma ambulância: O público, aficionado, compareceu e quase lotou a praça, para assistir a um espectáculo onde actuaram os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol, Sónia Matias e Filipe Gonçalves e os matadores Juan Pedro Galan e José Luís Gonçalves. Os Grupos de Forcados de Moura e Beja completaram a actuação dos cavaleiros.
O cavaleiro de Coruche abriu a corrida, toureando um mansote com alguns problemas, mas o seu talento e saber permitiram-lhe ultrapassar as dificuldades evidenciadas pelo touro. Aceitável a actuação de Luís Rouxinol; Sónia Matias com o cavalo árabe esteve em muito bom plano, tendo recebido justas ovações. Quanto a Filipe Gonçalves, pensamos que talvez tenha exagerado nos adornos imprimidos à lide. O matador espanhol não conseguiu uma boa faena, porquanto o toiro se revelou com pouca chama e de fraca têmpera: Já, José Luís Gonçalves perante um toiro Varela Crujo rubricou uma boa actuação a qual o publico sublinhou com fortes aplausos.
Os toiros que tocaram em sorte a António Telles e Sónia Matias foram pegados pelo Grupo de Moura, respectivamente à primeira e terceira tentativas.
O toiro da ganadaria Ascensão Vaz, lidado pelo cavaleiro Luís Rouxinol, foi pegado de forma correcta pelo forcado Mauro Lança, que teve a ajudá-lo em lugar preciso Jeremias Távora. A segunda intervenção do Grupo de Forcados Amadores de Beja, desta feita, no toiro da Ganadaria Luís Cabral lidado por Filipe Gonçalves, esteve a cargo do forcado Hugo Santana, a que vulgarmente e com amizade chamamos de Moldavo. Parabéns …esteve bem e bem esteve a ajuda de Álvaro Sampaio.
Pensamos que esta corrida ou este festival, teve um sabor muito especial para todo o Grupo de Beja, porquanto tudo correu bem e perante pessoas que nem sempre estiveram do nosso lado. Os forcados Mauro Lança e Hugo Santana, tiveram excelentes prestações; os ajudas, quer primeiras quer segundas, estiveram em muito bom plano. O grupo esteve coeso e homogéneo, mostrando saber e valentia para resolver as situações que possam vir a surgir. Parabéns ao Cabo Manuel Almodôvar que tem sabido congregar à sua volta estes rapazes: cada qual com as suas valências, virtudes e defeitos, têm sabido honrar condignamente a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Beja.
A vida de um Grupo de Forcados não é feita de facilidades: Terminada uma corrida…… logo se começa a pensar na próxima a qual tem de ser sempre encarada como mais difícil e mais pesada, já que os toiros só se conhecem e manifestam devidamente quando saem à praça. A próxima corrida do Grupo de Forcados Amadores de Beja é por variadas razões uma corrida de responsabilidade: A corrida do próximo dia 2 de Maio, ou corrida da Ovibeja, deverá ser para o grupo o seu exame de confirmação, já que comemora o seu aniversário e divide cartaz com um grupo de primeiro plano da forcadagem nacional: O Grupo de Montemor!
Até lá ……… Sorte moços!
Um abraço do Joaquim Estevens

sábado, 11 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Corrida da Cuba (Galeria Fotográfica)

Corrida de Toiros da Cuba

Cuba a 4 de Abril de 2009.

Às quatro e meia da tarde e de acordo com o que havia sido anunciado, pisavam a arena da simpática e aficionada vila de Cuba, os cavaleiros Rui Fernandes e Filipe Gonçalves que dividiam cartaz com o matador Luís Vital “Procuna”, para lidar toiros da ganadaria do Sr. Eng. António Silva. Para complementar as lides a cavalo, os grupos de forcados Amadores de Cuba e Beja, comandados respectivamente por José Horta e Manuel Almodôvar. Praça quase lotada, com o publico acorrer em bom número à proposta da Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba, promotora do evento e responsável pelo Fim-de-semana taurino, desta feita, na sua segunda edição. Parabéns e nota alta para a Organização.
O cavaleiro Rui Fernandes, esteve em bom nível em qualquer dos animais que lhe tocaram em sorte: toureou ao som da música e foi recolhendo aplausos ao longo da lide, pressagiando-se uma boa temporada. Como manda a tradição e respeitando a antiguidade, os amadores de Cuba pegaram os toiros lidados por este cavaleiro. No primeiro, José Maria Rocha, consumou a pega à segunda tentativa, com ajudas carregadas, porquanto, o toiro com boa apresentação e de córnea aberta, era ligeiramente tardo na investida, criando dificuldades no momento da reunião. No quarto da tarde, brilhou o forcado Valter Guerreiro, que executou uma vistosa pega à primeira tentativa, tendo sido soberbamente ajudado por Wilson Dionísio: Assim, acompanharam merecidamente o cavaleiro na volta à praça, recebendo do público forte ovação.
O cavaleiro do Algarve, Filipe Gonçalves, estava em Cuba cioso de mostrar a sua arte e afirmar que pretende ombrear com figuras do primeiro plano da tauromaquia nacional. Quis parecer-nos que vai ter uma boa época, na medida em que está na posse uma boa quadra de cavalos, tendo aqui montado, entre outros, um cavalo de pelagem negra com ferro Varela Corujo, o qual evidenciou alma toureira e proporcionou uma lide muito agradável rematada com ferros de fino recorte. Filipe Gonçalves, esteve bem perante os dois toiros que lhe saíram, sendo fortes e corpulentos, o cavaleiro soube dar-lhes as lides adequadas, distribuindo ferragem a contento. Para a segunda pega da tarde e para o Grupo de Beja, esteve o forcado Olavo Baião, que concretizou à terceira, ajudado de forma superior por Rui Saturnino. O quinto da tarde, animal igualmente de bom porte, aliás como todos os que lhe antecederam, foi pegado de forma brilhante pelo forcado João Fialho, que esteve à cara com particular saber e à vontade. Augusto Silva, neste particular, esteve bem a ajudar. António Merino a rabejar esteve à altura: cumpriu!
Os terceiro e Sexto da tarde, foram lidados pelo matador Luís Vital “Procuna”, que executou duas excelentes faenas, quer ao capote quer no tércio de bandarilhas. O publico agradado não lhe regateou os justos aplausos, demonstrando assim e uma vez mais que há lugar no Alentejo para o toureio apeado.
Cumpriu-se assim uma corrida, que já começa a ganhar tradição no panorama taurino do Alentejo e não só: Em nosso modesto entender, pensamos que a organização se esmerou e em nada defraudou as expectativas dos aficionados: O curro do Eng. António Silva, com peso, apresentação e bravura, permitiu um bom espectáculo.
Já aqui havemos outras vezes dito, que temos e guardamos bons amigos em Cuba: É verdade! A forma carinhosa, simpática e hospitaleira, como o Grupo de Forcados Amadores de Beja foi recebido este fim-de-semana em Cuba, coloca a fasquia bem alta para uma eventual retribuição. Cabe aqui, deixar uma palavra de agradecimento, muito especial, à ilustre família Morais de Almeida, que franqueou as portas de sua casa ao grupo e seus acompanhantes, para os momentos antes e após corrida.
Como é hábito e após as corridas, sucedem-se aqueles momentos de descompressão, convívio…. Vai um copo … sai um viva … manda-se uma bronca … solta-se um abraço, e até às vezes uma lágrima caprichosamente teima em cair, …. Enfim, momentos de alegria e logo começamos a pensar na próxima corrida Desta vez e com grande alegria e superior fraternidade, seguiu-se um excelente jantar, mostrando que a amizade e solidariedade entre os homens das jaquetas, não é palavra vã. Entre os forcados de Cuba e Beja, existe respeito, estima e amizade; valores já várias vezes demonstrados e que nesta noite se reforçaram. Após o agradável repasto, os antigos forcados e ex-cabos de Cuba e Beja, Eduardo Mimoso e João Caixinha, tiveram oportunidade, cada qual, em seu estilo de se referirem aos respectivos passados e à forma como se vive a actualidade. O senhor presidente da Câmara Municipal de Cuba, em breve intervenção, felicitou de forma simpática os cabos antigos, e desejou aos actuais forcados muita força e garra para continuarem a levar o nome das suas terras, a outras paragens: Significativo, foi o anúncio da construção para breve de uma infra-estrutura condigna à aficion de Cuba. Aqui deixamos o repto: Oxalá que outros autarcas lhe sigam o exemplo para que a festa tenha melhore condições e maior satisfação de todos os aficionados.
Por hoje a crónica ou croniqueta já vai longa, mas não hesitamos em parafrasear o poeta e adaptar à circunstância um pequeno verso, tal o sentimento que sempre carregamos connosco, sempre que nos apartamos de vós: Abalei de Cuba … olhou para traz chorando …amigos da minha alma … tão longe me vai ficando….
A época de 2009 está ai …. Sérias responsabilidades nos esperam …. Às quais responderemos com elevada nobreza e não menos valentia! Despedimo-nos como sempre: Sorte moços …! (Obviamente de Cuba e Beja)
Um abraço do Joaquim Estevens

domingo, 5 de abril de 2009

Corrida de Serpa